Fatos que quase ninguém sabe sobre Tupac Shakur

Escrito por Fellipe Santos 06/08/2019 às 19:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A curta carreira de Tupac é lendária, mas são alguns momentos precisos que fizeram dele o extraordinário rapper, ator e personalidade que ele era.

 

1. Apesar de se tornar uma lenda da Costa Oeste, Tupac nem nasceu lá …

Tupac nasceu na cidade de East Harlem, na cidade de Nova York. Isso pode parecer surpreendente, pois mais tarde ele ajudou a alimentar uma disputa mortal entre a Costa Leste e a Costa Oeste. Ele se mudou para a Califórnia em 1988. Foto: Rex

 

2. Tupac teve algumas palavras duras para Donald Trump em 1992.

Em uma entrevista inédita com a MTV Pac, disse: “Todo mundo ensinou isso. Você quer ser bem sucedido? Você quer ser como Trump? Me dê, me dê, me dê, empurre, empurre, esmague, esmague, esmague, esmague. muito dinheiro aqui. Ninguém deveria estar na loteria por 36 milhões e temos pessoas morrendo de fome nas ruas. Isso não é idealista, isso é apenas real. Isso é estúpido … Não tem como essas pessoas possuírem aviões e há pessoas que não tem casas. ”

3. Acredite ou não, estudar Shakespeare definiria toda a carreira de Pac.


Certamente não parece um começo convencional para um rapper, mas uma das maiores influências de Tupac foi na verdade Shakespeare. Ele estudou o escritor inglês quando frequentava a Escola de Artes de Baltimore e disse: “Eu amo Shakespeare. Ele escreveu algumas das histórias mais cruas, cara. Quero dizer, olhe para Romeu e Julieta. Isso é um sério gueto”.

4. Antes de ser um rapper famoso, Tupac estava em ‘Digital Underground’.


Ele passou a ser possivelmente o rapper mais famoso do mundo, mas como a maioria das pessoas, Tupac tem que trabalhar o seu caminho até o topo. Sua carreira começou como um dançarino de apoio e MC no grupo de hip-hop Digital Underground antes de se tornar um artista solo. Imagem: Yearbook.

 

5. O começo do notório fracasso de Pac com Biggie.


Tupac e Biggie eram os principais nomes na notória treta da Costa Leste – Costa Oeste. Mas antes de começar eles eram realmente amigos. Os problemas começaram quando Biggie lançou “Who Shot Ya?” – uma música que Tupac interpretou como uma canção para ele. A faixa foi o começo do que se tornou a infame guerra costeira  do hip-hop e moldou a música que Tupac fez a partir daquele momento.

 

6. Tupac previu: “Vou estimular o cérebro que vai mudar o mundo”.


Em uma das entrevistas mais extraordinárias que a Tupac já fez, com a MTV em 1994, o rapper saiu com a frase que seria a declaração de Tupac mais citada de todos os tempos: “Eu não estou dizendo que vou governar o mundo ou eu vou mudar o mundo. Mas eu garanto que vou estimular o cérebro que vai mudar o mundo. Esse é o nosso trabalho – fazer alguém aparecer nos observando. ”

7. Tupac foi preso por agredir sexualmente uma mulher.


A vítima alegou que Shakur e sua equipe a estupraram em um quarto de hotel. Pac negou as acusações, mas foi condenado a 1,5 a 4,5 anos de prisão. Ele serviu nove meses no total a partir de 14 de fevereiro de 1995 no Clinton Correctional Facility em Dannemora, Nova York. Imagem: MTV




 

8. Trocar o talento pela liberdade no lendário acordo de 2Pac com Suge Knight

.
Quando Tupac estava na prisão em 1995, foi o produtor musical Suge Knight e Jimmy Lovine que pagaram a fiança de US $ 1,4 milhão para libertá-lo, já que Tupac não podia pagar por ele mesmo. Em troca, Tupac concordou contratualmente em fazer três álbuns sob a Death Row Records.

9. A controvérsia em torno das letras das canções de Tupac.

Tupac costumava escrever letras sobre questões como racismo, brutalidade policial, pobreza e política. Seu álbum “2Pacalypse Now” foi uma de suas obras mais políticas e um momento decisivo em sua carreira veio como resultado de quando o álbum influenciou um jovem no Texas a atirar em um policial estadual. Em seguida, o vice-presidente dos EUA, Dan Quayle, criticou publicamente Tupac na época, dizendo: “Não há razão para um disco como esse ser lançado. Não tem lugar em nossa sociedade”.

10. O lançamento de seu primeiro álbum ‘2Pacalypse Now’.


Em 91 Tupac lançou seu primeiro álbum 2Pacalypse. O álbum não gerou nenhum dos 10 melhores sucessos e não encontrou o sucesso que muitos pensam que fez. No entanto, foi um momento decisivo da carreira de 2Pac e provou ser influente na criação da próxima geração de rappers, incluindo Nas, Eminem e Game, que disseram que isso inspirou sua música.

 

11. Tupac invadiu o mainstream com o lançamento de seu segundo álbum em 1993.

Tupac pode não ter encontrado o sucesso que esperava com seu primeiro álbum, mas seu segundo álbum de estúdio o dividiu no mainstream quando foi lançado em 1993. O álbum gerou singles ‘Keep Ya Hear Up’ e ‘I Get Around’ e, eventualmente, alcançou status de platina.




 

12. “Precisamos chocar as pessoas, então vamos chocar as pessoas!”

Foi o que Tupac disse ao público do Grammy em 1996 antes de se juntar ao palco com o Kiss, que estava em traje completo pela primeira vez em 15 anos. Imagem: Getty

 

13. Formando o grupo ‘Thug Life’.

Em 1994, Tupac formou o grupo de hip-hop ‘Thug Life’, composto por Syke Stretch, Mopreme Shakur, The Rated R, Macadoshis e Kato. O grupo lançou apenas um álbum ‘Thug Life: Volume 1’ – que vendeu ouro. Para marcar a formação da banda, Tupac fez a infame tatuagem de ‘Thug Life’ no seu estômago. Imagem: Getty




 

14. Tupac e uma amizade muito próxima com Jada Pinkett (agora Jada Pinkett Smith).

No documentário Tupac: Ressurreição de Shakur diz: “Jada é meu coração. Ela será minha amiga por toda a minha vida”. Jada também o chama de “um dos meus melhores amigos. Ele era como um irmão. Foi além da amizade para nós. O tipo de relacionamento que tivemos, você só consegue isso uma vez na vida.” Jada, desde então, negou que houvesse qualquer romance entre os dois.

 

15. A liberação de ‘All Eyez On Me’.


O álbum de 1996 de Tupac, apresentando alguns de seus singles mais populares, incluindo “How Do U Want It” e “California Love”, tornou-se um dos álbuns mais aclamados no rap dos anos 90. Foi 5x platina certificada depois de apenas dois meses e platina 9x depois de apenas dois anos.

 

16. Destaque nas telonas com o filme ‘Juice’.


Tupac estava atuando desde que era criança, mas seu papel de protagonista foi no American Crime Drama ‘Juice de 1992. Tupac interpretou Roland Bishop, um adolescente problemático que se transforma em um sociopata assassino. Dois anos depois, Tupac estrelou ‘Above The Rim’, para o qual ele também contribuiu para a trilha sonora de ‘Pour Out A Little Liqour’.




 

17. Mais música foi lançada desde a morte de Tupac do que quando ele estava vivo.

Shakur vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo, com a maior parte disso vindo depois de sua morte; sete de seus 11 discos de platina foram lançados postumamente.

 

18. Snoop Dogg e Tupac estavam brigados quando rapper morreu.


Snoop e Tupac eram frequentemente vistos juntos, eles eram próximos. Mas Snoop recentemente confirmou que seu último encontro com Pac não foi bom. Depois de ser perguntado em uma entrevista como ele se sentia sobre Biggie e Puff, Snoop os chamou de “Homeboys”. Tupac claramente se sentiu traído por isso, da próxima vez que viu Snoop, ele o ignorou totalmente. Esse foi o último encontro do dois antes da morte de Tupac.

 

20. Snoop Dogg se juntou a um holograma de Tupac no Coachella.


Em 2012, o público do Coachella não sabia como reagir quando o Tupac era apresentado diante de seus olhos em forma de holograma. Ele se apresentou ao lado de Dr Dre e Snoop Dogg, fazendo história mesmo após sua morte.

21. Mudou nome de sua editora para o nome de um fã que morreu.

Em 1993, Tupac recebeu uma carta dos pais de um menino chamado Joshua. Eles disseram que era o desejo de Joshua antes de morrer era conhecer Tupac. Tupac voou para Maryland para encontrar Joshua e levou-o para um jogo de basquete. O menino, obviamente, causou um enorme impacto em Tupac, assim que a morte de Josué, Tupac renomeou sua editora de Ghetto Gospel Music para Joshua’s Dream.




 

22 – Tupac atacou fogo em Biggie com uma diss avassaladora.

Tupac não estava feliz com Biggie e ele fez ele saber isso em 1996 com o single ‘Hit’ Em Up ‘, quando ele atirou em seu ex-amigo e em uma tonelada de outros rappers da Costa Leste, incluindo Puff Daddy. A lírica mais notória foi Tupac afirmando que ele havia dormido com a esposa de Biggie, Faith Evans. Tupac foi morto três meses após o seu lançamento.

ícone

Recomendados para você