Akon divulga vídeo de sua cidade futurista na África inspirada em Wakanda

Escrito por Felipe 14/09/2020 às 12:38

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Akon mostrou como cidade que vai começar a ser construída no ano que vem vai ficar.

Enquanto os designers de cidades modernas trabalham para trazer a imaginação à realidade, recriando os feitos alcançados em Dubai, Doha, Xangai e Cingapura, a África pode não ficar muito atrás com a Akon City, a futurística cidade pan-africana com o nome e imaginada pelo senegalês-americano Akon.

Com um conceito semelhante ao Eko Atlantic City em Lagos, Akon City está localizada em Mbodiene, Senegal, a cerca de 100 quilômetros da capital, a estrela indicada ao Grammy pretende que este projeto forneça os empregos necessários para os senegaleses e sirva como lar para as pessoas de ascendência africana na diáspora que se sentem deslocados devido à injustiça racial que enfrentam fora do país.

Nos últimos dias, Akon divulgou um projeto 3D de como será a Akon City. Ele explicou: “Eu queria construir uma cidade ou um projeto como este, que daria a eles (americanos negros) a motivação de que existe uma casa em casa e é algo com que eles podem se relacionar. Que eles estão familiarizados, e é algo que eles não precisam temer e também têm uma escolha. Porque o sistema em casa os trata injustamente de tantas maneiras diferentes que você nunca pode imaginar. E eles só passam por isso porque sentem que não há outra maneira.”

Akon, que nasceu nos Estados Unidos de pais senegaleses, passou grande parte de sua infância no país da África Ocidental. As autoridades senegalesas o acolheram como um filho nativo, apresentando-o por seu nome de batismo Aliuane Thiam e elogiando-o por investir na África em um momento de tal incerteza financeira global.

Alioune Sarr, Ministro do Turismo e Transporte Aéreo, expressou sua admiração e apreço por um investimento tão grande no Senegal, “É assim que nos mostramos na África, que enquanto Covid-19 faz todos os países do mundo duvidarem da confiança que eles têm na economia deles, nessa época, um senegalês, um investidor, que poderia ficar nos Estados Unidos a vida toda, decide vir investir em seu país ”.

Na verdade, foi um pontapé inicial comemorativo na segunda-feira, já que a primeira fase do projeto de US $ 6 bilhões começará em 2021 – com um terço do investimento financeiro já garantido por investidores ainda não identificados devido a acordos de sigilo.

Akon não conseguiu conter sua empolgação: “Quando esse projeto surgiu, foi antes do filme (‘Pantera Negra’). Mas quando o filme veio, foi quase como uma bênção, quase como se Deus tivesse permitido que esse filme fosse um sucesso para mim, ao ser comparado a tamanho sucesso para dar às pessoas a ideia de que isso pode ser possível na África. E também nos motivou quando estávamos criando a cidade de um ponto de vista arquitetônico que deve ser sentido e futurista. ”

Akon City deve ser uma utopia africana com tudo ao alcance de seus habitantes. Seu próprio hospital, delegacias de polícia, além de um resort à beira-mar, um centro de tecnologia e até um estúdio de gravação. Um hotel dentro dos planos da cidade irá apresentar quartos com temas de cada um dos 54 países africanos. A cidade também terá uma zona chamada “Senewood”, que os desenvolvedores esperam que evolua para uma próspera indústria cinematográfica no Senegal e até mesmo tenha sua própria criptomoeda já chamada AKoin.

Os designs quase surrealistas e aquáticos da cidade de Akon serão estruturados em vidro e metal – e foram inspirados por formas de arte tradicional africana encontradas em aldeias de todo o continente desde o início da longa história da África.

 

 

ícone

Recomendados para você