Anitta é acusada de afroconveniência após gravar novo clipe na favela

Escrito por Fellipe Santos 23/05/2019 às 10:07

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Anitta é uma cantora que iniciou sua carreira no Funk, lançando dois álbuns dentro do gênero: “Anitta” e “Ritmo Perfeito”, e depois migrou para o pop, lançando seu disco “Bang” em 2015, quebrando também, se record pessoal em vendas com esse álbum, em um ano de lançamento, Anitta já tinha vendido mais de 300 mil cópias, e esse ano, ela retorna com o álbum “Kisses”, que teve críticas bastante inconsistentes por parte dos fãs; uns amaram, outros odiaram.

Além das músicas, outras coisa que vem chamado a atenção na Anitta, é o forma como se porta em seus videoclipes e em lugares onde normalmente frequenta. Anitta desde o começo de sua carreira, apareceu na mídia como mulher branca, e de uns tempos pra cá, desde “Vai Malandra” especificamente, a cantora vem tomado uma postura que não agrada os fãs. No clipe, que foi feito na favela, Anitta aparece com um tom de pele mais escuro e com tranças afro no cabelo, isso gerou revolta em muitas pessoas tendo comentários afirmando que o que a cantora estava fazendo, era apropriação cultura, e que ela estaria fazendo isso por marketing, já que nunca lembrou da favela em seus clipes quando estava começando a fazer sucesso.

Recentemente, Anitta lançou o clipe de “Bola Rebola”, ao lado de Tropkillaz e J Balvin, e o clipe causou novamente insatisfação nos fãs, pelo mesmo motivo de “Vai Malandra”. A cantora aparece novamente na favela, com o tom de pele mais escuro do que normalmente aparece em premiações, etc, e está com o cabelo crespo. Em comentários e tweet na internet, é fácil achar vários tipos de meme usando a situação como tema, por exemplo: “A Anitta tá parecendo a Mística dos X-Men, ela vai mudando de etnia dependendo da localidade ou situação”.

A afroconveniência de Anitta explicada de forma mais correta é: quando Anitta aparece como mulher branca com cabelo liso e pele clara, em premiações e tapetes vermelhos e quando quer vender uma imagem do Brasil para fora, aparecer com pele escura e cabelo crespo, como em uma jogada de marketing. Usar o seu discurso de mulher negra e periférica, só quando convêm, para lucrar em cima disso.

Anitta revelou esses dias que estava gravando outro clipe, de sua nova música “Muito Quente”, e a cantora aparece novamente na favela, com a pele escura e cabelo crespo, confira:

ícone

Recomendados para você