Chadwick Boseman trabalhou em 7 filmes enquanto lutava contra o câncer

capa chadwick boseman

Ao longo de sua carreira, Boseman parecia cuidadoso com as histórias que queria contar e os personagens que queria interpretar.

Na última sexta-feira, 28 de agosto de 2020, Chadwick Boseman morreu de câncer de cólon em casa com sua esposa e família, de acordo com um comunicado publicado em suas contas de mídia social. Ele tinha 43 anos. A declaração explicou que Boseman foi diagnosticado em 2016 com câncer de cólon em estágio 3, mas progrediu para o estágio 4.

Boseman não falou publicamente sobre seu diagnóstico de câncer, então muitos fãs podem se surpreender ao saber quantos filmes ele trabalhou enquanto administrava seu tratamento. Esses são todos os filmes em que Boseman trabalhou durante o tratamento do câncer.

Ma Rainey’s Black Bottom

“Ma Rainey’s Black Bottom” da Netflix está programado para ser lançado no final de 2020, tornando a morte de Chadwick Boseman ainda mais triste, já que o filme tinha como objetivo centrar Boseman como um candidato ao Oscar, segundo a Entertainment Weekly. Também será  o último filme de Boseman.

Produzido por Denzel Washington e co-estrelado por Viola Davis como Ma Rainey, é uma adaptação da peça de 1982 com o mesmo nome, de August Wilson. É ambientado em Chicago dos anos 1920 e conta a história de quatro membros da banda esperando a cantora, Ma Rainey, aparecer, e tendo que viver com dois produtores brancos. Boseman interpreta Levee, um trompetista que sonha em se tornar grande um dia. Levee é o personagem central da história, já que suas interações com outros membros da banda conduzem a história.

Destacamento Blood

Chadwick Boseman também estrelou o filme Destacamento Blood da Netflix, que conta a história de quatro veteranos negros do Vietnã que retornaram décadas depois “para encontrar os restos mortais de seu líder de esquadrão – e um estoque de ouro enterrado”, de acordo com a descrição da Netflix. Boseman interpreta Stormin ‘Norman, o líder do esquadrão.

Dirigido por Spike Lee, o filme de julho de 2020 foi o último lançamento de Boseman antes de sua morte e foi aclamado pela crítica. Embora o assunto do filme seja instigante e oportuno, Boseman também tentou trazer um pouco de alegria ao set. Ele postou um vídeo dele mesmo e do elenco brincando no set com Lee. O ator escreveu: “Spike estava convocando uma cena. Mas em um dia quente de verão durante o festival da água, tivemos um som audível. Pura alegria”.

Crime Sem Saída

Chadwick Boseman também fez o filme de ação de 2019, Crime Sem Sáida durante seu tratamento. Ele interpretou o personagem principal, um detetive do Departamento de Polícia de Nova York que se envolveu em uma caçada em toda a cidade por duas pessoas que mataram outros policiais após descobrir uma conspiração massiva.

O papel de Boseman como policial de Nova York foi bem diferente do que, digamos, T’Challa em Black Panther. Boseman disse à Esquire  que gostou muito da mudança.

Dois filmes dos Vingadores

Enquanto Chadwick Boseman estrelou em todos os tipos de filmes e retratou muitos tipos diferentes de personagens, a maioria das pessoas provavelmente o conhecem de seu personagem da Marvel, Pantera Negra. Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato foram filmados ao mesmo tempo, mas foram lançados em 2018 e 2019, respectivamente. Como Boseman disse em entrevista à Esquire, interpretar Pantera Negra envolveu uma tonelada de trabalho físico, por isso é incrível que Boseman conseguiu manter-se firme enquanto lutava contra o câncer.

O jornalista do HuffPost Matt Jacobs entrevistou Boseman em 2017, quando ele estaria no meio das filmagens dos filmes dos Vingadores. Em retrospectiva, Jacobs acha que Boseman indicou sua batalha contra o câncer. Em uma captura de tela da entrevista compartilhada no Twitter, Jacobs diz a Boseman que parece ter passado por um tormento e Boseman responde, com uma risada: “Oh, você nem sabe. Você não tem ideia. Um dia viverei para contar a história.” Certamente parece que Boseman estava insinuando algo, embora, infelizmente, nunca ouviremos em suas próprias palavras.

Pantera Negra

Chadwick Boseman se tornou um superastro internacional depois de viver T’Challa em Pantera Negra de 2018,  e ele permitiu que muitos jovens negros finalmente se vissem em um filme de super-heróis da Marvel. Ele não apenas filmou o extenuante filme enquanto estava em tratamento e fazia cirurgias, mas Boseman também continuou a aparecer para eventos de imprensa e interagir com os fãs, apesar das demandas físicas de seu diagnóstico de câncer.

Que ele fez tudo isso enquanto lidava com o câncer é bastante notável, e algo que não passou despercebido pelos fãs após sua morte.

Chadwick Boseman também interpretou Thurgood Marshall no filme de 2017 Marshall . O filme começou a ser produzido no início de 2016, mesmo ano em que Boseman foi diagnosticado com câncer de cólon estágio 3, então ele provavelmente soube de seu diagnóstico durante as filmagens ou pouco depois.

Marshall: Igualdade e Justiça

O filme retratava a história do primeiro juiz negro da Suprema Corte dos Estados Unidos, mas não era o que Boseman pensava inicialmente, dado o ponto do filme em que um juiz declara que Marshall não pode falar no tribunal. Boseman contou a Roger Ebert sobre a representação dessa parte da história de Marshall: “Foi um momento extraordinário para mim porque pensei em tantos momentos em que negros tocaram no fundo e brancos que ficaram com o crédito. E eu pensei, isso é realmente uma história interessante para expor através de Thurgood Marshall. Portanto, tornou-se uma bela experiência de filme. ”

Ao longo de sua carreira, Boseman parecia cuidadoso com as histórias que queria contar e os personagens que queria interpretar – e embora nunca tenha revelado ao público, ele pode ter sabido que esses papéis poderiam ser seus últimos.

Sair da versão mobile