JOMA libera clipe de “Vizinhos” inspirado na série Atlanta

Escrito por Fellipe Santos 27/01/2019 às 21:43

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Promoção para o videoclipe gerou polêmica e debate nas redes sociais.

Na última sexta-feira (26) o trapper brasileiro Joma, fez um anúncio em suas redes sociais que chamou a atenção do público do trap nacional, o artista se declarou o primeiro trapper transracial do mundo. Joma publicou uma foto da sua transformação em seu Instagram e explicou um pouco mais sobre isso. “Sim, agora eu sou branco! Espero que compreendam minha escolha e apoiem minha nova estética, pois ela definirá meu trabalho daqui pra frente” explicou o artista que excluiu suas fotos antes da mudança.

Agora, o rapper decidiu liberar um novo videoclipe e descobrimos que tudo não passou de uma ação em suporte ao clipe de “Vizinhos”.

“A ideia do clipe Vizinhos surgiu há alguns meses inspirado no clipe do artista Aminé, onde ele também se caracteriza como branco, o que nos instigou muito a utilizar esse tipo de personagem, imprimindo uma linguagem mais nossa. Daí criei um roteiro e fui buscando artifícios e referências pra tornar esse personagem real, como os episódios “Transracial” e “Teddy Perkins” da série Atlanta.” explica Joma.

“Viznhos” é uma faixa presente na primeira mixtape do trapper chamada Meu Nome Não É JOMA, as letras se encaixam perfeitamente com a ideia que ele teve para o clipe.

“Ele trata justamente sobre o privilégio da estética branca e a dificuldade que passamos diariamente por causa da nossa estética. Já a abordagem que fizemos no Instagram foi inspirada pelo que a cantora jamaicana Spice fez no ano passado, só que o nosso enfoque foi justamente na “transracialidade” e os casos de blackwashing que têm repercutido em todo o mundo.

De forma que essa foi minha maneira de ironizar e chamar atenção pra esses acontecimentos, enfatizando o quão acho bizarro (assim como muitas pessoas se portaram diante do meu pronunciamento) e o quão sou contra.”, explicou.

Joma explica que a reação das pessoas foram diversas, mas se divide principalmente entre aqueles que descreem e que simplesmente odiaram a possibilidade dele ter feito isso com comentários como “você era muito mais bonito antes”. explica. “Apesar da maioria não ter entendendo muito bem, também recebi muito apoio e gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todas essas pessoas!”

A direção do visual ficou por conta do próprio Joma e da @HoodCaveHC, que também ficou com a produção executiva. Confira o clipe acima.

ícone

Recomendados para você