Juíz declara Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd

Escrito por Felipe 20/04/2021 às 19:11

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Derek Chauvin foi considerado culpado em todas as três acusações de assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio em segundo grau.

Depois de se ajoelhar fatalmente no pescoço de George Floyd em maio de 2020, Derek Chauvin foi considerado culpado de assassinato não intencional em segundo grau, assassinato em terceiro grau e homicídio em segundo grau. O veredicto foi lido pelo juiz Peter Cahill em um tribunal do condado de Hennepin após a deliberação do júri de 12 membros. O juiz Cahill anunciou que a fiança de Chauvin seria revogada. O desgraçado ex-policial foi algemado no tribunal e levado sob custódia. O juiz Cahill confirmou que a sentença chegaria em oito semanas. Após o veredicto de culpado, o advogado da família Floyd, Ben Crump, emitiu uma declaração:

“A justiça dolorosamente conquistada chegou para a família de George Floyd e a comunidade aqui em Minneapolis, mas o veredicto de hoje vai muito além desta cidade e tem implicações significativas para o país e até mesmo para o mundo. Justiça para a América Negra é justiça para toda a América. Este caso é um ponto de viragem na história americana para a responsabilidade da aplicação da lei e envia uma mensagem clara que esperamos que seja ouvida com clareza em todas as cidades e todos os estados. Agradecemos ao procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison e sua equipe por sua intensa dedicação à justiça por George. Mas não termina aqui. Não esquecemos que os outros três oficiais que desempenharam seus próprios papéis na morte de George Floyd ainda devem ser responsabilizados por suas ações, também. ”

“Hoje o mundo teve sua esperança e fé restauradas no sistema de justiça americano”, acrescentou o advogado de direitos civis L. Chris Stewart. “Tudo o que as pessoas desejam é responsabilidade quando um oficial mata um negro americano. Por muito tempo isso nunca aconteceu. Agora a alma de George Floyd pode finalmente descansar em paz. A justiça foi feita.”

A sentença de Derek Chauvin deve ser anunciada em oito semanas. Segundo o juiz Peter Cahill, que leu o veredito, os argumentos do ex-policial serão analisados “dentro de uma semana”, mas há outras etapas técnicas como a solicitação de um relatório de investigação pré-sentença. Somadas as condenações, Chauvin pode ficar preso por até 75 anos. Só a condenação por homicídio não intencional em segundo grau tem pena máxima de até 40 anos, segundo informações da CNN dos EUA.

ícone

Recomendados para você