MC Soffia recebe homenagem internacional inédita e anuncia novo single ‘Empoderada’ para celebrar

Escrito por André Bernardo 07/10/2020 às 15:18

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Projeto idealizado pela World Woman Foundation celebra a jovem brasileira em data criada pela ONU

A rapper Mc Soffia, 16 anos, se prepara para lançar o single “Empoderada” nesta sexta-feira (9), às 00h, em todas plataformas digitais e clipe pela VEVO. No dia 11 de outubro, Dia Internacional da Menina, ela vai participar do tributo “She’s My Hero”.

O single “Empoderada” dialoga com a homenagem que a rapper receberá da World Woman Foundation. Esse projeto foi criado para mostrar grandes exemplos de mulheres e meninas, de todo o mundo, que servem de inspiração para outras mulheres e meninas. Partindo do princípio que “só precisamos ver uma única pessoa fazendo algo, para acreditar que também podemos fazer”, a organização selecionou 60 exemplos de mulheres fortes e inspiradoras para contarem sua história e sua luta pelo empoderamento feminino. A MC Soffia foi a única brasileira convidada a fazer parte desse projeto, pelo poder da sua música.

Assim como em várias músicas do repertório da MC Soffia, “Empoderada” também traz a vivência da rapper, potencializando em especial meninas negras retintas de cabelos crespos que muitas vezes são excluídas do convívio social, por terem a pele escura. A canção foi gravada, mixada e masterizada no Estúdio El Rocha. A foto da capa foi produzida por Cristher Oliveira em São Paulo, a distribuição digital é da Ditto Music.

“Estou muito feliz e emocionada por ser a única jovem a levar o nome do Brasil para tão importante homenagem nos EUA. É mais um estímulo para que eu continue escrevendo músicas que façam diferença na vida de outras meninas.” relata a rapper.

O clipe foi produzido pela Aluí Mídias e foi idealizado pela Mc Soffia e sua equipe, com uma estética afrofuturista, movimento que surgiu na década de 60, sendo um dos pioneiros o compositor de jazz, poeta e “filósofo cósmico, “Sun Ra”. Esse movimento se pauta no vislumbre de um futuro preto estruturado e enraizado em sua potência ancestral, olhando para o passado para melhorar e muito o futuro, um movimento pluridisciplinar que utiliza a música, as artes plásticas, a moda entre outras coisas.

A inspiração dos dreads rosas está em sintonia com o estímulo de ir ao encontro do futuro, e a jovem rapper a frente dos bailarinos, indica que o futuro será feminino, a cor rosa é desconstruída do olhar machista de fragilidade, e reconstruída para o lugar de origem que é a “força”. Foi dedicado um tempo especial, para que tudo desse certo e a celebração ficasse de acordo com o nível da homenagem internacional, que reconhece os esforços da rapper de sempre passar mensagens positivas em suas músicas e sua preocupação com o social.

“Esse clipe é muito especial, toda a produção visual, meu look, bailarinos, coreografia e local foi tudo bem pensado no movimento afrofuturista para que o conteúdo da letra fosse potencializado e assim reforçando o poder que nós meninas temos e precisamos praticar em nossas vidas diariamente, nesse mundo tão violento para nós. E também foi o jeito que encontrei de mostrar minha felicidade com o tributo que irei receber.” revela MC Soffia.

 

 

ícone

Recomendados para você