11 títulos de álbuns de Rap que foram rejeitados pelas gravadoras

Escrito por Fellipe Santos 28/03/2019 às 09:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Se o título de álbum for insatisfatório ou ofensivo (ou ambos, como é o caso do primeiro desta lista), é garantido que ele seja cancelado por um sujeito cujo trabalho é rejeitar o marketing supostamente ruim ou com idéias estranhas e polêmicas demais. Títulos de álbuns, bons ou ruins, também foram rejeitados por causa do custo percebido para o negócio.

Aqui estão 11 títulos de álbuns de rap rejeitados e o que acabou nas prateleiras.

1- Beastie Boys – The Mix-Up (2007)
Título Original: Thick Like Beyonce’s Leg (Grossa Igual a Perna da Beyoncé)

De acordo com Mike D, o Beastie Boys flertou com a ideia de nomear seu único álbum instrumental de Thick Like Beyonce’s Leg, Aparentemente, alguém decidiu que não era uma grande ideia desrespeitar Bey e enfurecer JAY-Z. Mike explicou mais tarde: “Beyonce é muito talentosa, bonita e ela é provavelmente mais forte do que nós… nós não queremos ter nenhum problema com ela.”

2- Lady of Rage – Necessary Roughness (1997)
Título Original: Eargasm (Orgasmo Auditivo?)

Vagina Diner? Legal. Eargasm? Nah, muito vulgar. Política de gênero à parte, Lady também foi forçada a reconsiderar o conteúdo de Eargasm, que estava quase pronto antes de ser arquivado. O álbum também continha músicas como “Ride on the Eargasm”, “Late In The Midnight Hour” e “Butter Scotch”, que não é sobre o que você pensa sobre isso.

3- Cypress Hill – Cypress Hill (1991)
Título Original: America’s Most Blunted (Algo como: Os Mais Maconheiros da America)

Em retrospectiva, America’s Most Blunted soa muito mais interessante do que a versão auto-intitulada da obra-prima de 1991 do Cypress Hill. MF Doom e Madlib pegram o título emprestado para uma das faixas de destaque em Madvillainy.

4- Coolio – It Takes A Thief (1994)
Título Original: The Last Original Nigga

O último esforço sólido de Coolio, Gangsta’s Paradise, de 1995, foi mais ousado do que It Takes a Thief. Ainda assim, os poderosos não poderiam suportar a ideia de perder dinheiro com um título de álbum com uma palavra praticamente proibida para muitos americanos.

5- Raekwon – Only Built 4 Cuban Linx… (1994)
Título Original: Only Built 4 Cuban Linx Niggaz (Feito Somente Para Negros Com Correntes)

Ah, então você achou que esses pontos estavam no título cpor acaso? Não. Raekwon foi forçado a tirar a palavra Nigga de seu álbum de estréia clássico no último minuto.

6- Tragedy Khadafi – Saga of A Hoodlum (1993)
Título Original: Black Rage (Furia Negra)

O rapper de Queensbridge, Tragedy Khadafi, queria o título de seu álbum de 1993, fosse Black Rage. Não só a A&M Records recusou a ideia, como eles se recusaram a lançar Saga of A Hoodlum até Tragedy concordar em remover uma canção anti-policial intitulada “Bullet” do álbum. Como se isso não bastasse, eles também mandaram  Tragedy embora de sua lista de artistas depois do lançamento.

7- Ilegal – The Untold Story (1993)
Título Original: Black Little Bastards (Pequenos Bastardos Negros)

Não foi apenas o pensamento de uma garota de 14 anos que comprou um álbum intitulado Black Little Bastards que fez desse um título provocativo. Não. Foi a ideia de dois jovens de 14 anos (Jamal Phillips e Malik Edwards) lançarem um álbum intitulado Black Little Bastards. Quer a dupla adolescente tivesse em mente ou não seus clientes em potencial, uma coisa era certa: a Rowdy Records não estava gostando nada disso. Eles se estabeleceram em The Untold Story.

8- Gravediggaz – 6 Feet Deep (1994)
Título Original: Niggamortis

Em algum lugar do Mundo, há um fã sortudo com uma cópia original do álbum de Gravediggaz original com o título Niggarmorti. Nossa obsessão de longa data com a correção política encontrou Gravediggaz com um bloqueio nos EUA. Embora tenha sido lançado nos EUA como 6 Feet Deep, eles lançaram Niggarmortis no exterior com o título OG intacto.

9- Da Lench Mob – Guerrillas In The Mist (1992)
Título Original  Pin The Tail on the Honky (Coloque o Rabo no Porquinho)

Ice Cube e sua equipe Lench Mob lançaram seu primeiro álbum, Guerrillas In The Mist, em 1992. O título original, Pin The Tail no The Honky, refletia o ódio da comunidade negra com a discriminação racial e brutalidade policial durante a controvérsia rebelião de Los Angeles.

10- Nas – Untitled (2008)
Título Original: Nigger

Nas causou um grande alvoroço quando anunciou que seu nono álbum seria intitulado Nigger. Nas inicialmente tentou justificar o título. “O racismo é feio”, disse ele em entrevista à MTV. “É apenas um tapa na cara de todas as coisas que nós mudamos isso em um lado positivo, Você vai ter irmãos e irmãs que são educados que não precisam disso. Você também tem um mundo que vive nele, que lida com isso todos os dias em níveis que são insuportáveis ​”.

Nas teve intenções nobres, mas a indústria da música não estava pronta para uma conversa tão ousada. Os varejistas ameaçaram boicotar o álbum de Nas. Nas cedeu à pressão e decidiu lançar seu álbum sem um título.

11- Beastie Boys – Licensed to Ill (1986)
Título Original: Don’t Be A Faggot (Não Seja Uma Bicha)

A palavra faggot (bicha) remonta a 1914 nos EUA e Reino Unido. Houve um tempo em que foi amplamente aceito como um insulto. A palavra era comumente usada pelos homens para se referir a outros homens como fracos, moles ou insuficientes. Foi um pejorativo tão comum nos anos 1980 que os Beastie Boys consideraram o pseudônimo do álbum de 1986, Don’t Be Fagot, como uma piada. A Columbia Records se opôs e forçou o grupo a mudar o título do álbum. Você consegue imaginar um artista de hip-hop lançando um álbum intituladoassim hoje? Licensed to Ill não seria a peça aclamada que é hoje se os Beasties tivessem o seu título original.

ícone

Recomendados para você