Um filme biográfico baseado na vida da mãe de Tupac, Afeni Shakur, está atualmente em produção
Um novo filme biográfico em torno de Afeni Shakur, a mãe do lendário rapper Tupac, está sendo desenvolvido pela Amaru Entertainment e pelo Shakur Estate. “Paz, Amor e Respeito; Afeni Shakur/Pantera 21” detalhará um período crucial de dois anos na vida de Shakur, de 2 de abril de 1969 a 16 de junho de 1971. Neste momento, Afeni se juntou ao partido dos Panteras Negras depois de ouvir um discurso de Bobby Seale.
Ela foi presa como membro do “Panteras Negras”( um movimento que lutava contra o preconceito aos Afro-Americanos) e acusada de conspirar para bombardear delegacias de polícia em Nova York. Shakur se defendeu no julgamento e depois foi absolvida. Dina LaPolt, que trabalhou com o Shakur Estate por anos, explicou em um comunicado que sua mãe desempenhou um papel crucial em ensiná-la sobre o “Pantera 21”.

“Minha mãe fazia parte do movimento pelos direitos civis”, disse LaPolt, de acordo com a Variety. “Ela me ensinou sobre Afeni e como ela foi presa como membro do ‘Panteras Negras’. Quando o julgamento começou, Afeni ficou sabendon que estava grávida e ficou sob fiança, Dois dos Panteras fugiram, o juiz surtou e Afeni foi colocada de volta na prisão. Ela estava grávida de cinco meses [de Tupac]! Ela tinha muita autoconfiança, e esse é o nosso filme – começa no dia em que ela foi presa”.
Segundo a TMZ, a empresária musical e ex-ativista política norte-americana se sentiu mal e chegou a ser atendida em um hospital na Califórnia. No entanto, não resistiu após sofrer um ataque cardíaco em 2016. Alice Faye (nome de batismo), sempre foi símbolo de luta, resistência e força, sendo homenageada diversas vezes nas letras do filho. Desde a morte de Tupac (1996), assassinado supostamente em uma briga de gangsters aos 25 anos, Afeni vendeu milhares de álbuns do cantor, o que lhe rendeu um recorde no Guiness Book.
Com o sucesso de vendas, Afeni fundou em 1997 a ‘Tupac Amaru Shakur Center for the Arts’, onde oferece atividades artísticas para os jovens e, também, a Amaru Entertainment, que é um memorial em homenagem de Tupac, onde está reunido todo o material do artista.