“Não podemos apoiar nenhum conteúdo que amplifique sua plataforma”, disseram os co-CEOs do estúdio em uma carta aberta em respeito a Kanye West.
O estúdio de cinema e televisão MRC cancelou um documentário inédito focado em Kanye West devido aos recentes comentários antissemitas do rapper. “Esta manhã, após uma conversa com nossos cineastas e parceiros de distribuição, tomamos a decisão de não prosseguir com a distribuição de nosso documentário recém-concluído sobre Kanye West”, escreveram os CEOs, Modi Wiczyk e Asif Satchu, bem como o COO, Scott Tenley, em um comunicado na segunda-feira. “Não podemos apoiar nenhum conteúdo que amplifique sua plataforma”.
A MRC estava em negociações com distribuidores para lançar a produção antes desta última decisão. Quando perguntado se o documentário foi enviado para algum festival de cinema, um representante da empresa respondeu que “todas as atividades estão sendo retiradas”.
Em sua carta aberta, os líderes escreveram que Kanye West ajudou a colocar no “mainstream” o antissemitismo no clima atual. “O silêncio de líderes e corporações quando se trata de Kanye ou antissemitismo, em geral, é desanimador, mas não surpreendente. O que é novo e triste é o medo que os judeus têm de falar em sua própria defesa”, escreveram Wiczyk, Satchu e Tenley.
Os executivos do MRC escreveram que “duas mentiras importantes” alimentaram a retórica antissemita atual: “a mentira de que os judeus são maus e conspiram para controlar o mundo para seu próprio ganho” e o “uso pernicioso e terrível de falsa lógica” que “se você apoiar direito de existir de Israel, você é um racista. Se você é judeu, você apoia o direito de existência de Israel. Portanto, se você é judeu, você é racista”.
Os autores concluíram: “Se você ouvir ou encontrar a perpetuação dessas intolerâncias e falsidades, por favor nos avise. É totalmente inaceitável. E para aqueles que têm medo de usar sua voz, espero que isso os incentive a mudar isso”. No início de outubro, Kanye West fez vários comentários sobre judeus em várias plataformas, fazendo ele receber uma punição no Instagram e no Twitter. O artista até mesmo decidiu adquirir uma nova rede social, a Parler
Na semana passada, o THR informou ainda que a CAA havia parado de representar o artista. A marca de moda Balenciaga cortou os laços com West na sexta-feira, e a Adidas anunciou o fim da parceria hoje (25).