O cofundador da Nike, Phil Knight prometeu uma grande quantia para ajudar comunidade negra.
O cofundador da Nike, Phil Knight, não é estranho ao mostrar seu amor a comunidade, apesar da controvérsia que algumas de suas contribuições geraram no passado. Como os residentes mais ricos do Oregon, Knight e sua esposa concordaram em prometer US$ 400 milhões para um novo fundo de investimento para apoiar a comunidade negra de Portland. A iniciativa, o Fundo 1803, destina-se a fornecer apoio monetário para serviços educacionais, programas de arte e outros projetos para residentes negros de Albina, no interior norte e nordeste de Portland.
No início dos anos 1900, Albina era considerada o centro da sociedade negra, mas na década de 1960 a comunidade foi dizimada devido a projetos de renovação urbana apoiados pela cidade. Com a promessa dos Knights ao Fundo de 1803, eles planejam reparar alguns dos danos causados pelo investimento nos programas.

O CEO do fundo, Rukaiyah Adams, disse que o investimento é “inigualável” em um comunicado à imprensa: “[Ele] tem o potencial de mudar significativamente a cultura e a paisagem de Portland. Um esforço local desta magnitude é único e nunca foi feito antes em Portland – muito menos nos Estados Unidos”.
Knight deu milhões de dólares a políticos republicanos conservadores no Oregon nos últimos anos – o estado não limita as contribuições pessoais de campanha – um histórico de doações que não se enquadra na agenda progressista da Nike. No entanto, ele disse que seu investimento no Fundo 1803 se deve ao seu relacionamento pessoal com o Nordeste de Portland.
Phil Knight relembrou suas memórias no comunicado à imprensa: “Algumas das minhas memórias mais importantes estão conectadas ao lado leste de Portland”. Knight já apoiou a comunidade negra de Portland com seu financiamento dos programas locais Head Start, bem como da Self-Enhancement Inc.