O autor da proposta é o deputado Áureo Ribeiro, do partido Solidariedade.
Na última quarta-feira (18), em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, que será entregue todo ano a um jornalista que tenha se destacado. O deputado Áureo Ribeiro, do Solidariedade, é o autor da proposta. A relatora, deputada Maria do Rosário, do PT, exaltou o pioneirismo da jornalista e apresentadora que faleceu em fevereiro deste ano.
“Ela é um ícone do jornalismo brasileiro, ela transformou o jornalismo brasileiro e ela fez com que o jornalismo, entre outros ícones do Brasil, possa ser considerado também o bom jornalismo, como o jornalismo com verdade, o jornalismo com humanismo, o jornalismo com democracia”, afirmou Maria do Rosário, que acredita que Glória Maria carregou a dimensão da negritude para abrir portas a muitas brasileiras.

“A homenagem reconhece o ícone que foi per si, uma mulher negra que quebrou preconceitos”, afirmou a relatora. Áureo Ribeiro, por sua vez, ressaltou que ela foi a primeira repórter negra a se destacar na televisão. “Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951, à época considerada contravenção”, lembrou.
Após indicação dos nomes pelas lideranças partidárias, a maioria dos integrantes da Mesa Diretora definirão o ganhador. A entrega do prêmio será realizada em sessão solene da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto. A jornalista Glória Maria, da TV Globo, faleceu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos de idade, após tratamento de câncer no pulmão desde 2019.
Confira a informação na publicação abaixo:
Ver essa foto no Instagram