Os B-Boys Khaled, Iguin e Xandin, e as B-Girls Ana, Nay e Paulinha garantem vaga na final nacional do Red Bull BC One.
O Red Bull BC One, maior competição individual de Breaking do mundo, chegou a Brasília no último sábado (01) para a etapa regional chamada de Cypher. O Espaço Cultural Renato Russo foi tomado por uma plateia vibrante em um dia cheio de batalhas, e os B-Boys Khaled, Iguin e Xandin, juntamente com as B-Girls Ana, Nay e Paulinha, subiram ao pódio. Tanto na categoria masculina quanto na feminina, os três primeiros colocados garantiram vagas para a final nacional, que acontecerá no dia 22 de julho, em São Paulo.
A atual campeã nacional da competição B-Girl Maia, natural de Brasília, esteve presente no evento neste final de semana. Segundo o Jornal do Rap, para Maia, é de extrema importância ter um palco em Brasília para esse torneio: “Brasília tem uma grande história com o breaking, temos muitos B-Boys, B-Girls e grupos que são referências tanto no cenário nacional quanto internacional. Muitos dançarinos locais estão deixando sua marca, ganhando visibilidade, realizando projetos culturais e sociais, conseguindo patrocínios e representando o Brasil em eventos muito importantes em outros países – e eu me coloco como uma dessas pessoas”, disse Maia.
Nessa etapa Cypher, os dançarinos foram avaliados por um júri de peso composto por B-Boy Mixa, um renomado diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário do Hip-Hop há quase duas décadas, B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos, e William, um pesquisador ativo no mundo do breaking há 20 anos, produtor cultural e empreendedor da cultura Hip Hop.
Os jurados avaliaram critérios como criatividade, originalidade, dinâmica, combinação de movimentos e musicalidade. A competição ocorreu em formato 1×1, com os dançarinos tendo de duas a três oportunidades de se apresentarem em cada rodada. As performances variaram de 30 segundos a 1 minuto, dependendo da estratégia adotada por cada participante em cada momento. Após a passagem por Brasília (DF), o evento seguirá para o Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), onde, além da etapa paulista do Cypher, também sediará a final nacional, reunindo os melhores competidores de cada localidade.
O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.