Matuto S.A destaca uma inovadora proposta na estética musical de ‘Terra Vermelha’.
Através de um sertanejo de raíz, viola caipira e um clássico boombap de 90 BPM, Matuto S.A apresenta a sua nova música, nomeada ‘Terra Vermelha‘. Neste lançamento, o artista natural de Franca, divisa de São Paulo com Minas Gerais, enfatiza a abertura dos trabalhos que antecedem seu álbum, intitulado ‘Terra Vemelha: do interior para o interior‘.
No disco, acontece a mistura da moda de viola, folia de reis e sertanejo de raíz com o rap, reggae, afrobeat e funk, promovendo o surgimento de uma proposta que o autor batizou de “regional beat”. Atuante no movimento hip-hop e na cultura Sound System, o MC, trompetista e produtor musical se vê artísticamente livre de rótulos, porém exerce incisivamente no rap e no reggae.
Há mais de dez anos compondo projetos autorais, está há cinco mais focado em sua carreira solo. Singles como ‘Francamente‘, ‘Abrace sua fé‘, ‘Drill da Roça‘ e ‘Lábios de Mel‘ representam grandemente sua perspectiva sócio, política e espiritual, mas também retratam amor, esperança e como a arte tem o poder de mudança. No momento, está em processo de finalização de seu primeiro disco solo, que teve, agora, sua primeira faixa lançada.
Neste projeto, ele traz uma sonoridade quase que inédita mesclando o trompete, a viola caipira, sanfona, samples de duplas sertanejas de raíz com o jazz, rap e reggae. Em seu show, além das tracks já lançadas, também conta com algumas canções desse álbum e com toda essa estética. Dentre outros trabalhos, também é educador social e membro do Sarau Protesto, liderado pelo poeta Carlos de Assumpção.
Assista ao videoclipe do lançamento: