Conforme pesquisa feita pela MBW’s Stat Of The Week, a plataforma de música gerou o equivalente a todo o catálogo disponível no Spotify.
No ano passado, várias empresas de música revelaram uma grande quantidade de faixas criadas usando inteligência artificial generativa. Por exemplo, o aplicativo de música Boomy afirmou que sua plataforma produziu 14,4 milhões de faixas. De acordo com o Music Business Worldwide, atualmente, cerca de 120 mil novos arquivos de áudio são enviados diariamente para serviços de streaming de música.
Recentemente, a plataforma de criação musical Mubert, que utiliza inteligência artificial, anunciou que sua tecnologia gerou impressionantes 100 milhões de faixas, aproximadamente equivalente a todo o catálogo disponível no Spotify.
A Mubert destaca que essas faixas de áudio foram geradas a partir de música licenciada exclusivamente. A empresa estabeleceu parcerias com criadores musicais, que contribuíram com amostras de áudio para alimentar o algoritmo da inteligência artificial, criando assim um banco de dados com 2,5 milhões de “sons proprietários” usados no treinamento.
O principal produto de geração musical da Mubert, chamado Mubert Render, já conta com 100 mil usuários ativos mensais, segundo a empresa. Além disso, eles oferecem o Mubert Play, um serviço de streaming por assinatura, e o Mubert API, que é um gerador de música para clientes corporativos.
Dos 100 milhões de faixas na biblioteca da Mubert, 56 milhões foram gerados pelos próprios usuários da plataforma, conforme relatado pela empresa. Os gêneros musicais mais comuns criados são lo-fi, ambiente e chill, o que faz sentido, já que grande parte da música produzida na plataforma é destinada a acompanhar transmissões e shows online, entrevistas, curtas-metragens e podcasts.
“Estamos entusiasmados com o fato de Mubert ser capaz de atender à demanda por música legal e de alta qualidade para suprir as necessidades da economia criadora”, disse Alex Mubert, cofundador e coCEO da Mubert, em comunicado.
No entanto, a música de fundo para shows online não é a única atividade da IA generativa de Mubert. A empresa firmou um acordo com o serviço de streaming de música Anghami, focado no Oriente Médio e Norte da África, criou uma biblioteca de 200 mil músicas até agora.