Disco de Lil Uzi Vert é o primeiro álbum de rap a liderar a lista da Billboard.
O álbum “Pink Tape”, do rapper Lil Uzi Vert, estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200, após ter 167.000 unidades de álbum vendidas na semana, de acordo com a Luminate. É o terceiro álbum do rapper no topo das paradas. Além disso, é a terceira maior estreia do ano de um disco e a maior colocação do ano para qualquer álbum de rap.
Com “Pink Tape”, Lil Uzi traz um álbum de rap para o número 1 na Billboard 200 pela primeira vez em 2023, marcando a espera mais longa para o rap chegar à liderança da lista desde 1993. Naquele ano, o ranking não viu um disco de rap ficar no topo da lista até o lançamento de “Black Sunday”, do Cypress Hill.
O último álbum de rap que havia liderado a lista da Billboard 200, antes de “Pink Tape” foi o disco do produtor Metro Boomin, “Heroes & Villains”, que passou uma semana no topo das paradas em dezembro de 2022. O intervalo de 29 semanas entre Metro e Lil Uzi Vert é o mais longo que a Billboard 200 já teve neste século.
A Billboard havia ficado sem um álbum de rap em primeiro lugar entre os anos de 1992 e 1993, num período que durou 34 semanas. O hiato foi entre o lançamento do disco “The Predator”, do rapper Ice Cube e a estreia de Cypress Hil. A lista da Billboard 200 classifica os álbuns mais populares da semana nos Estados Unidos com base na venda de álbuns e os streams.
Com a conquista do rapper, podemos ver um novo projeto seu em breve. Na última terça-feira (4), Lil Uzi foi ao seu story do Instagram e publicou uma foto da capa do seu álbum e acrescentou a legenda: “Consigam colocar esse disco no número um da Billboard. E vou lançar o álbum que vocês realmente querem”, disse ele. Será que vem algo novo por aí?
.@LILUZIVERT officially earns the first #1 rap album of the year on the Billboard 200 with ‘Pink Tape’. pic.twitter.com/BKZ2deepSM
— chart data (@chartdata) July 10, 2023