Peso Pluma tem sido alvo de ameaças do Cartel Jalisco Nueva Generación.
Ao longo deste ano, o rapper mexicano Peso Pluma se tornou uma grande estrela nas paradas americanas, à medida que o conjunto variado de gêneros conhecido como música regional mexicana explodiu em popularidade. No entanto, o sucesso nem sempre traz segurança, e agora o artista foi forçado a adiar ou cancelar uma série de shows no México e nos Estados Unidos.
O motivo do cancelamento foram algumas faixas ameaçadoras, aparentemente feitas pelo Cartel Jalisco Nueva Generación, que foram estendidas em Tijuana. O jornal New York Times relata que as faixas, chamadas de “narcomantas”, foram endereçadas diretamente a Peso Pluma, que estava agendado para fazer um show em um estádio em Tijuana no próximo dia 14 de outubro.
Em espanhol, uma das faixas diz: “Isto é para você, Peso Pluma. Abstenha-se de se apresentar neste 14 de outubro. Porque será sua última apresentação.” Ela está assinada com as iniciais do Cartel Jalisco Nueva Generación, um grande cartel de drogas no México. As faixas acusam o rapper de ser “desrespeitoso e tagarela”.
Peso Pluma é originário de Zapopan, nos arredores de Guadalajara. Ele já participou de várias músicas dedicadas ao narcotraficante preso conhecido como El Chapo. O Cartel Jalisco Nueva Generación recentemente surgiu como um rival do Cartel de Sinaloa. Outros artistas que rimam sobre o crime local, como o também rapper Nathaniel Cano, também teria enfrentado ameaças semelhantes. Ao longo dos anos, outros músicos mexicanos, incluindo Valentin Elizalde e Chalino Sanchez, foram assassinados.
Uma pessoa, encontrada próxima às faixas, teria sido detida sob acusações de tráfico de drogas e terrorismo. A prefeita de Tijuana, Montserrat Caballero, que está atualmente vivendo em uma base militar depois que um de seus guarda-costas foi atacado, afirma que as autoridades mexicanas estão investigando as faixas. Mas em uma entrevista de rádio na semana passada, ela também disse que músicos como Peso Pluma estão alimentando ativamente a ira das organizações criminosas: “Eles cantam e fazem apologia do crime, e assim devem conhecer o risco e as consequências.”
Conforme o New York Times relata, Peso Pluma cancelou o show planejado em Tijuana. É a segunda apresentação em Tijuana que o rapper mexicano cancelou este ano. Ele também adiou shows em Milwaukee, Chicago, Indianápolis e Birmingham.