São Paulo receberá a terceira etapa do circuito brasileiro STU National entre 22 e 24 de setembro no Parque Estadual Cândido Portinari.
A realização da terceira etapa do circuito brasileiro de skate STU National acontece entre os próximos dias 22 e 24 em uma nova pista de padrão internacional, construída no Parque Estadual Cândido Portinari. O complexo, em que está instalado uma importante pista de park, receberá uma pista de street de primeira linha, com 850 metros quadrados de área e obstáculos inéditos.
A obra é da Rio Ramp Design em parceria com a Pug Skateparks, empresas especializadas em projeto e construção de pistas de skate. “O Cândido Portinari é um espaço fantástico, anexo ao Parque Villa-Lobos. A proposta é atender às competições do STU e, ao mesmo tempo, deixar um equipamento público de alto nível, de uso diário, que proporcione a prática para skatistas de vários níveis”, conta Bruno Pires, arquiteto da Rio Ramp Design.
As pistas do Parque Cândido Portinari formarão o maior complexo de skate de São Paulo, que mantém, historicamente, uma forte conexão com a modalidade. Inclusive, após ser proibido na década de 80, é atualmente referência de comportamento. “Estamos muito felizes por voltarmos a São Paulo com um evento e uma nova pista à altura da importância histórica da cidade para o skate e a cultura urbana mundial”, diz Diogo Castelão.
Uma das principais novidades da nova etapa do STU National, que neste ano já passou por Criciúma e Porto Alegre, na cidade paulista é o provável retorno às pistas do atleta olímpico Luiz Francisco, popularmente conhecido como Luizinho, um dos poucos skatistas da cena a andar e competir tanto no street quanto no park.
Praticamente recuperado da cirurgia que fez no último dia 30 de janeiro, Luizinho havia rompido o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho direito. “Já estou voltando a andar aos poucos e pode ser que meu retorno seja mesmo nessa etapa do STU. E pelas imagens que já vi da pista, do projeto, vai ficar bem legal. Mas o foco é voltar bem”, comenta ele, que, por conta da lesão, largou atrás na corrida olímpica rumo aos Jogos de Paris-2024.
Programação
Nesta quinta-feira ocorrem os treinos oficiais, media day, credenciamento e, ao meio-dia, aconteceu uma transmissão ao vivo de street gamers. Na sexta, serão realizadas as eliminatórias, media day, abertura URB, Best Trick Tiger e Vernissage STU Gallery com Heverton Ribeiro. No sábado, é dia da URB MT, semifinais e Best Trick Monster Energy.
No mesmo dia, ocorre o URB Music Tour, festival itinerante que acompanha as etapas do STU National, com shows de Yago Oproprio, Tasha & Tracie, Major RD e Djonga. Já no domingo, acontece o paraskate finais e URB com show de encerramento do BRIME, além do Best Trick BV.
O URB Trade Show, que recebe o Heverton Ribeiro, é um espaço físico dentro do parque, no formato de feira para trade e comercialização de marcas convidadas, em que haverá uma galeria de arte com exposição de fotos.
Já a ativação Best Tricks trará, a cada dia da competição, um Best Trick apresentado por uma marca patrocinadora – Cerveja Tiger, Banco BV e Monster Energy -, com obstáculos personalizados desenvolvidos exclusivamente para elas.