Threads se tornou a rede social a conquistar um milhão de perfis no tempo mais rápido da história.
Em menos de 24 horas no ar, o Threads, novo aplicativo da Meta lançado para rivalizar com o Twitter, já acumula mais de 30 milhões de usuários. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, compartilhou os números por meio de seu próprio perfil na plataforma, afirmando, ainda, que a rede social tem potencial para atingir a casa dos bilhões de usuários.
De acordo com o site Daily Mail, os números da nova rede social chamam a atenção e estabelecem um novo recorde na era digital. Antes do Threads, a marca de 1 milhão de usuários em menor tempo era do ChatGPT, que realizou o feito em apenas 5 dias após o seu lançamento, em novembro. Agora, o potencial substituto do Twitter bateu a marca em apenas uma hora.
O fenômeno Threads, no entanto, conta com uma vantagem que outras gigantes da mídia não tiveram: a base de usuários do Instagram. O novo app foi criado de forma vinculada à plataforma de fotos e vídeos, que possui mais de 1,6 bilhão de usuários, segundo dados da plataforma global Data Reportal. Sendo assim, inicialmente o Threads não precisa necessariamente ‘conquistar’ usuários, fazendo apenas uma portabilidade de perfil para a plataforma.
O próprio Twitter, por exemplo, demorou 2 anos para conquistar seu primeiro milhão de usuários. No entanto, a plataforma foi criada em 2009 – época em que o acesso às redes sociais, especialmente via smartphone, ainda não era popular como hoje. A comparação feita pelo jornal mostra ainda que o Instagram demorou 2,5 meses pra bater o primeiro milhão, seguido pelo Spotify, que demorou cinco meses.
A associação direta entre a nova plataforma do Instagram e o Twitter se intensificou principalmente nos últimos dias, após a rede do passarinho azul, comandada por Elon Musk, ter anunciado no sábado passado (1º) os limites temporários de leitura para os usuários da plataforma. De acordo com a nova regra, as contas verificadas poderão, em breve, visualizar até 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600.
À CNN Brasil, o palestrante e colunista Arthur Igreja destacou a estratégia do Threads em ser lançado dentro do Instagram, que conta com mais de 2 bilhões de usuário ativos, contra os 350 milhões do Twitter. “Se a Meta trouxer 17,5% dos usuários do Insta para o Threads, cria um negócio com mais usuários, isso sem desembolsar os 44 bilhões de dólares que Musk pagou para entrar no jogo das redes sociais”, comentou ele sobre o novo aplicativo.
Ver essa foto no Instagram