História da Vans passa por seus cinco modelos clássicos, que ajudam a contar parte da história do rap internacional.
A Vans é uma das principais marcas de sneakers do mundo. Ao longo de sua história, a empresa se tornou um símbolo de rebeldia, criatividade e autenticidade, conectando-se com a cultura de rua através do skate e da música. Fundada por Paul Van Doren, a Vans rapidamente conquistou a atenção dos skatistas da Califórnia, que encontraram nesses calçados a durabilidade e o estilo que precisavam para expressar sua individualidade em cima do skate.
Com a popularidade do skate durante a década de 1980 e 1990, os primeiros grandes grupos de rap, como Beastie Boys, Kriss Kross e NWA, abraçaram símbolos da cultura do skateboard e, com isso, os integrantes passaram a ser vistos usando Vans durante entrevistas e vídeos. A relação da Vans com o rap ficou mais estreita após a marca decidir criar a coleção “Off The Wall” e procurar Lupe Fiasco – que ajudou a inaugurar a onda do skate no hip-hop – oferecendo a ele sua própria coleção com a marca.
Com o passar dos anos, a Vans ampliou seu relacionamento e começou a trabalhar com outros rappers de sucesso como Ice T e Lil Wayne. A Odd Future, coletivo lideado por Tyler, The Creator, também foi convidada para criar um tênis em 2013, através da agora extinta marca “Vans Syndicate”.
Os clássicos da Vans
Apesar de seu nome forte no mercado, a Vans marcou a indústria da moda com seus modelos clássicos. Ao todo, são cinco tênis icônicos e com características próprias: Authentic, Era, Old Skool, Slip-On e SK8 HI.
O Authentic , lançado em 1966, distingue-se como um tênis de lona com sua tradicional sola waffle, que proporciona excelente aderência e durabilidade. O modelo rapidamente conquistou jovens surfistas e entusiastas da vida ao ar livre no sul da Califórnia.
Ao longo de sua história, o modelo foi palco de grandes colaborações com o mundo do rap. O rapper e designer Tyler, The Creator criou uma versão especial do Vans Authentic para o seu festival de música, o Camp Flog Carnival, em 2016.
Com seu tradicional cabedal em canvas e solado vulcanizado, o modelo customizado mistura o bege, vermelho, verde, branco e azul. Ele ainda apresentava ‘Flog Gnaw’ bordado na parte de trás de ambos os pés e a temática do festival foi estampada também nas palmilhas
Já no ano passado, a Vans fez uma homenagem aos 5 anos do lançamento do álbum “Swimming”, do rapper Mac Miller, criando uma edição especial do Authentic. O modelo traz o yin yang, marca registrada do cantor, além de destacar sua data de nascimento na entressola.

Vans Era e Old Skool
Em 1976, em colaboração com os lendários skatistas Tony Alva e Stacy Peralta, a marca criou o Vans Era. Projetado com base no Authentic, o modelo foi aprimorado com acolchoamento extra e reforços de tecido, tornando-se o primeiro verdadeiro tênis adaptado para o skate do mundo por seu conforto e durabilidade.
Com o passar do tempo, o Vans Era caiu nas graças do público e também dos artistas. Não é a toa que recebeu colaborações icônicas com grupos de diferentes gêneros, como as bandas The Neighborhood e Led Zeppelin.
O modelo viveu seu auge após a colaboração com o grupo de rap alternativo A Tribe Called Quest, que chegou através de uma coleção ampla. O Vans Era colaborativo mistura as capas de álbuns do grupo, numa combinação de cores e celebrando seu legado incomparável.
Já o Vans Old Skool surge em 1977, sendo o primeiro a apresentar a icônica sidestripe. O modelo foi o primeiro tênis desenvolvido para o skate, mas também criando uma conexão muito profunda com o universo do rap.
Os rappers Tyler, The Creator e Denzel Curry criaram modelos em parceria no Vans Old Skool. Já o cantor Anderson .Paak lançou três colaborações para o modelo, sendo a última intitulada “Vanderson” lançada em 2022.

Slip-On e SK8-HI
Outro modelo clássico da Vans é o Slip-On. Lançado em 1977, ele se tornou popular pela sua praticidade e design sem cadarço, selando seu status como ícone da juventude, rebeldia e liberdade.
Já, em 1978, a marca lançou o Sk8-Hi, criado para oferecer mais proteção aos tornozelos dos skatistas. Com design de cano alto, acolchoamento no tornozelo e biqueiras em couro perfuradas, elevou a funcionalidade e estilo dos tênis de skate a um novo nível.
O Slip-On já foi chamado pelo rapper e designer A$AP Rocky como seu “tênis favorito”. O amor pelo modelo fez o ícone da moda dentro do rap criar uma colaboração impactante, chamada A$AP Worldwide.
A rapper londrina Little Simz, que já estampou diversas campanhas da Vans, lançou sua collab com o modelo, trazendo cabedal todo estampado, reinventando o tradicional quadriculado com um design caleidoscópico deslumbrante e original.
O Sk8-Hi não fica de fora. Ao longo dos anos, bandas como Metallica e Foo Fighters lançaram seus modelos colaborativos. Entretanto, a collab mais icônica e rara foi feita em parceria com a Supreme, homenageando o grupo Public Enemy com um design que captura sua essência revolucionária.