Vitória do candidato republicano causou diferentes reações entre artistas do cenário americano.
O líder da extrema-direita norteameircana, Donald Trump, foi oficialmente eleito presidente dos Estados Unidos pela segunda vez na última quarta-feira (6), após alcançar os 270 votos eleitorais necessários para garantir sua volta à Casa Branca.
Com uma vitória sobre a candidata democrata Kamala Harris, o controverso republicano conseguiu 276 votos no colégio eleitoral contra 223 da oponente, segundo a CNN, triunfando em estados decisivos como Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.
Diferente de sua vitória em 2016 sobre Hillary Clinton e da derrota contra Joe Biden em 2020, Trump também venceu o voto popular, com mais de 71 milhões de votos contabilizados até o momento. Em mais um revés para os democratas, os republicanos retomaram o controle do Senado após quatro anos e estão a um passo de conquistar também a maioria na Câmara dos Deputados.
A vitória de Donald Trump gerou reações mistas na comunidade do rap internacional, que teve papel importante na campanha. O rapper 50 Cent, que demonstrou apoio ao republicano, celebrou nas redes sociais, postando uma foto ao lado de Trump em um evento de gala: “Não me importa como a luta termina, estou saindo com o vencedor. Parabéns!”
Já a rapper Cardi B, que apoiou Kamala Harris, não compartilhou do mesmo entusiasmo. Em seus Stories no Instagram, escreveu: “Eu odeio vocês.” Em um vídeo, comentou: “É por isso que alguns desses estados têm furacões,” em referência às recentes tempestades que atingiram estados como Flórida, Geórgia e Carolina do Sul.
Outro desapontado foi Chuck D, membro do Public Enemy, que postou no X: “Não deixe uma vitória subir à cabeça ou uma derrota ferir o coração. Mais uma vez ele enganou todo mundo. Bem, agora é hora de trabalhar como um cidadão de segunda classe.”
Por outro lado, o comentarista Joe Budden fez piada antes do anúncio oficial da vitória de Trump: “Se Trump vencer, vou jogar ovos nos cybertrucks,” em alusão ao apoio financeiro massivo de Elon Musk, CEO da Tesla, ao republicano.
Lil Pump, um dos apoiadores mais fervorosos de Trump dentro do cenário Hip Hop, celebrou a vitória atacando os colegas de profissão que endossaram Kamala Harris. Ele escreveu: “Todos esses rappers pagos para apoiar Kamala Harris são uns perdedores. Vocês não podem me pagar para apoiar Trump. Eu defendo o que é certo.”
Enquanto o resultado era consolidado, a polarização entre os fãs e os artistas do Hip Hop nas redes sociais evidenciou o impacto da eleição e da liderança de Trump no cenário cultural e político americano.
Don’t Let A Win go to your head or a loss get to your heart. A ‘L’
He Got Game fuckin again . The NYC hustler Gamed them again . Well its time for myself to work head forward as a 2nd class citizen. Good luck ill be watching it all with a Pen and a Pad USA— Chuck D (@MrChuckD) November 6, 2024