Projeto de Lei do Dia Nacional do Funk aguarda a assinatura do presidente Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até essa quarta-feira (31) para sancionar o Projeto de Lei 2229/21, de autoria do deputado federal e ministro das Relações Institucionais no Governo Lula, Alexandre Padilha, para instituir o Dia Nacional do Funk.
Prevista para 12 de julho, a data visa celebrar e impulsionar a cultura do movimento. Através das redes sociais, já vem sendo feito um apelo para a validação do PL que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
O Relações Pública e colunista Bruno Ramos foi um deles. “Presidente Lula, dá aquela moral pro movimento funk. Conto com vocês. Esse vídeo precisa viralizar o máximo de pessoas, com todos artistas, toda massa funkeira, para a gente ter oficialmente e começar a comemorar de verdade o nosso dia”, relatou.
Em São Paulo, 7 de junho já é o Dia do Funk. A data foi escolhida para homenagear o MC Daleste, assassinado durante um show na cidade de Campinas em 2013. A data nacional de 12 de julho, por sua vez, busca referenciar o Baile da Pesada.
A festa percursora para a popularização do gênero musical aconteceu no dia 12 de julho de 1970 no Rio de Janeiro. Segundo o relatório da senadora Janaína Freitas, do Partido dos Trabalhadores do Ceará, a data valoriza a expressão cultural e o ritmo desenvolvido a partir das periferias.
O projeto reconhece também o potêncial econômico do funk, que movimenta milhões por ano. “Historicamente, o funk tem sido marginalizado e criminalizado, muitas vezes associado à violência e legalidade. No entanto, é inegável que o funk oferece um caminho de esperança e transformação para muitos jovens”, disse o senador Carlos Portinho, do Partido Liberal do Rio de Janeiro.
Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram