Jovem Dex causou polêmica com a divulgação do discurso conspiratório usado pela extrema direita contra a comunidade LGBTQIAP+.
Junto a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, se instaurou uma nova onda de discursos conspiratórios por parte da extrema direita em comparação aos acontecimentos do evento contra a comunidade LGBTQIA+.
O assunto chegou a repercutir entre a sociedade e, como o esperado, também na internet. Diversas pessoas chegaram a comentar sobre a teoria, mas o que não esperava-se era que a pauta chegaria até o movimento hip-hop, para a insatisfação de seus admiradores.
O ocorrido começou com Jovem Dex compartilhando alguns conteúdos se tratando sobre a situação em seus stories do Instagram, chegando a envolver imagens do Carnaval no Brasil e sugerindo para o público: “despertem!”.
Em repúdio ao rapper baiano, representantes da cultura utilizaram de suas redes sociais para criticarem o ex-integrante da Hash Produções. “Jovem Dex tem mais de 1 milhão de seguidores e quis usar sua influência para divulgar discursos conspiratórios e contra a comunidade LGBTQIA+”, iniciou o jornalista Felipe Mascari.
“O rap não pode naturalizar isso. É inaceitável, é nojento. Atropela valores básicos – não só da cena, mas da sociedade”, acrescentou Mascari. “Eu achava que o rap não podia piorar. A cada dia mais, é isso aí; debocham do trabalhador, descriminam outros gêneros, tratam mal os fãs… Daqui a pouco, vem o discurso contra a própria favela, pode aguardar!”, opinou outro usuário.
A artista Jup do Bairro também expressou sua indignação. “Jovem Dex meteu umas teorias de conspiração com campanhas LGBTQIA+fóbicas nos stories… Me faz pensar nos manos que querem meter um Kanye West sem sauce, são só burros mesmo”, afirmou.
“Eu falei e repito quantas vezes for preciso, e na cara de quem for: essa é a geração mais despolitizada, imbecil e burra – não no sentido do acesso ao ensino, mas da simples ignorância – em toda a história do rap brasileiro. Eu nunca vi nada igual”, enfatizou o pesquisador, fotógrafo e colunista Marco Aurélio.
Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram