LL Cool J destacou vários marcos de sua carreira que, segundo ele, ajudaram a moldar o rap e a cultura pop.
O rapper LL Cool J, um dos pioneiros do gênero e ícone cultural, fez uma afirmação ousada durante sua participação no programa Le Code da Apple Music, publicado na última quinta-feira (28). Sem falsa modéstia, o artista argumentou por que acredita ser o rapper mais importante de todos os tempos, mesmo rejeitando o título de “melhor de todos os tempos”, expressão que ele mesmo popularizou.
Ao longo da entrevista, o artista destacou vários marcos de sua carreira que, segundo ele, ajudaram a moldar o rap e a cultura pop. LL Cool J afirmou ter sido o precursor do estilo “bad boy” e da rebeldia no rap, além disso ele relembrou ser o criador da expressão “GOAT” (Maior de todos tempos, na tradução literal), que se tornou sinônimo de excelência em diversos esportes e gêneros musicais.
“Vou dizer isso com humildade, mas eu realmente acredito nisso,” começou LL. “Um dia as pessoas vão acordar e perceber que LL COOL J é o rapper mais importante que já existiu. Vão olhar e dizer: ‘Uau, quando se trata de joias, foi ele quem introduziu os diamantes, o gelo e o champanhe.’ Vão dizer: ‘Quando se trata das músicas românticas, foi ele quem trouxe as canções de amor e tudo relacionado ao amor.’”
Durante a entrevista, ele citou outros pontos que tornam sua carreira tão grandiosa, como o fato de ser sido o primeiro artista solo da icônica gravadora Def Jam, ajudando a projetar o rap para um público global, além de equilibrar uma carreira de sucesso na música enquanto brilhava na televisão em séries como NCIS: Los Angeles.
Apesar de popularizar o termo G.O.A.T., LL Cool J esclareceu por que não se considera o maior rapper de todos os tempos: “Para alguém, o álbum do 2Pac é o mais importante da vida deles. Para outro, foram as músicas do Snoop ou do Biggie. Eu posso dizer que sou o G.O.A.T. em uma música, mas fora do microfone, muitos rappers fizeram coisas importantes demais para eu tentar me declarar como o único.”
Em outra recente entrevista com Big Boy, LL Cool J relembrou ser o primeiro rapper a usar os icônicos Air Jordans, antes mesmo de Michael Jordan ganhar notoriedade como um dos maiores jogadores da história.
“Na capa do meu primeiro álbum, Radio, eu estava usando os Jordans. Ele era um novato na época, sem nenhum título, e todo mundo só usava Adidas ou Puma,” contou LL. Apesar do impacto cultural, ele revelou que nunca foi pago pela marca: “Mas eu só amava os tênis.”
Entre joias, músicas românticas, estilo ousado e contribuições culturais, LL Cool J continua a solidificar seu legado como um dos artistas mais influentes da história do rap. Seja ou não considerado o G.O.A.T., sua importância para o gênero é inegável, e suas realizações continuam a ecoar por gerações.
Veja mais no Instagram:
Ver essa foto no Instagram