“Nova Cena”, o primeiro reality show musical da Netflix no país, busca por novos talentos do rap no Brasil.
A plataforma de streaming Netflix está prestes a inaugurar uma nova fase para o rap nacional com o reality show “Nova Cena“, que estreia no próximo dia 12 de novembro. Inspirado no formato do programa americano “Rhythm & Flow“, o show é uma aposta na busca por novos talentos do rap no Brasil.
A competição reunirá 18 artistas das cenas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, com o vencedor levando um prêmio de R$ 500 mil e uma participação na próxima temporada da série “Sintonia“.
O programa, que estreia com quatro episódios iniciais e lança seus dois finais no dia 19 de novembro, conta com jurados de peso: Djonga, Filipe Ret e a dupla Tasha & Tracie. Além do julgamento, o show tem um diferencial – as gravações ocorreram em lugares emblemáticos para o rap nacional, como o Viaduto Santa Tereza (Belo Horizonte), a Lapa (Rio de Janeiro) e Cidade Tiradentes (São Paulo).
Em entrevista ao RAP MaiS, os jurados comentaram sobre o papel que desempenham no programa e a importância de impulsionar a autenticidade entre os novos talentos. Para Tasha, o processo de ser jurada foi desafiador, mas gratificante.
“Foi muito difícil se colocar nesse papel de jurada, mas foi muito legal a experiência de participar. Eu amo ouvir e estudar sobre música, então foi gratificante poder ter essa troca com outras pessoas”, afirmou. Já Tracie explicou que, apesar da complexidade do papel, o critério de julgamento foi baseado na justiça e na imparcialidade. “Fomos o mais justas possíveis, tirando nosso ego e vícios musicais. Isso ajudou a tornar o reality imprevisível”, destacou.
A importância de estar à frente de um programa que visa revelar o futuro do rap também foi destacada por Filipe Ret. Para ele, o show é uma vitrine que possibilita ao público um novo olhar sobre o profissionalismo no rap e fortalece a cena: “Você imagina um moleque começando a fazer rap e a família dele vê o profissionalismo que envolve a cena. Isso tem um poder grande para a cena como um todo, tornando-a mais estabelecida e sólida.”
Uma das características mais valorizadas pelos jurados foi a autenticidade dos participantes. Tracie destacou a originalidade como um ponto forte dos candidatos, que, segundo ela, não buscaram apenas imitar o que está em alta. “Todos foram muito originais, principalmente as minas. Eu sempre me arrisquei musicalmente em busca de ser original, o que é um preço alto”, comentou, ressaltando o impacto positivo dessa postura para o cenário.
Durante as gravações, os jurados tiveram a oportunidade de compartilhar lições valiosas com os participantes. Djonga, um dos maiores representantes do rap nacional, refletiu sobre o impacto do mercado no gênero. Segundo ele, o rap brasileiro ganhou espaço e visibilidade, mas também enfrenta o desafio de manter a essência diante das exigências comerciais.
“Nós paramos de falar do rap como cena para chamá-lo de mercado, sendo que é a cena que dita esse tal mercado. A cena pode até ignorar o mercado, mas ele não pelo ignorá-la, que é o que tem acontecido e tornado as coisas tão iguais. Tem artistas estão vendo as coisas melhorando para os amigos que tem um estilo e estão replicando. Diante disso, nós aconselhamos os artistas a não perderem a originalidade deles, mas ao mesmo tempo apresentarem coisas que os tornem interessantes para serem ouvidos. A gente via qualidades nos artistas que não eram expostas e tentamos resgatar isso neles”, explicou o rapper mineiro.
Tracie reforçou o foco na resiliência como uma lição importante que compartilhou com os candidatos. “A gente deixou claro para os participantes que a pressão sempre vai existir, que eles vão esquecer a letra, mas há uma solução para reverter isso. Se a bola cair, como você levanta de novo,” comentou, dando ênfase à habilidade de se recuperar de adversidades como uma qualidade fundamental para quem deseja crescer na cena.
🚨 Netflix revela com exclusividade ao RapMais o trailer de ‘Nova Cena’, seu primeiro reality de Rap e Trap no Brasil
O vencedor ganhará R$ 500 mil e uma participação especial na 5ª temporada de Sintonia pic.twitter.com/RSGueoO6db
— Rap Mais (@RapMais) October 15, 2024