7 músicas que todo fã de Rap deve saber quem realmente escreveu

Escrito por Renan 04/10/2021 às 08:15

Foto: Divulgação

Com as polémicas de ghostwriters no Hip Hop, pensamos que era hora dos fãs descobrirem algumas das maiores canções já escritas no rap.

Quando Meek Mill “revelou” o ghostwriter de Drake (co-escritor), isso ressuscitou o antigo debate sobre a ghostwriting. O debate se intensificou depois que os fãs ouviram uma faixa de referência para “10 Bands” de Drake com a voz de um rapper de Atlanta chamado Quentin Miller. Os fãs de Drake tinham mais perguntas do que respostas.

Miller supostamente escreveu o hino de Drake em Toronto, “Know Yourself”. Embora ele tenha negado ter sido ghostwriter de Drake, ele deu a entender que eles “colaboraram” nas canções. A realidade é que ghostwriter ainda é um tabu no hip-hop . No entanto, algumas das canções de rap mais populares ao longo dos anos não teriam sido possíveis sem os ghostwriters.

Em homenagem a esses artistas, veja algumas canções de rap que você conhece e os ghostwriters por trás delas. Confira a lista abaixo.

Faixa: “Boyz N Da Hood”
Artista: Eazy-E
Ghostwriter: Ice Cube (Creditado)

Originalmente destinada aos colegas da Ruthless Records, H.B.O., Ice Cube escreveu “Boyz N Da Hood” e foi uma das muitas faixas que Cube escreveu para Eazy E. Como sua estreia solo e uma de suas performances individuais de destaque, a música é uma peça importante no legado do rapper, influenciando The Red Hot Chilli Peppers, Jim Jones, UGK e Yelawolf.

Faixa: “Still D.R.E.”
Artista: Dr. Dre
Ghostwriter: Jay Z (Creditado)

O quase impecável segundo álbum de estúdio de Dr. Dre precisava ser a prova de que Dre estava de volta depois de uma longa espera desde 1992 – ele conseguiu isso com “Still DRE”. O álbum 2001 trouxe de volta a era clássica do G-Funk, talvez pela última vez no mainstream.

Nem Snoop nem Dre têm créditos de escritor nessa música; A totalidade do crédito é dada a JAY-Z, um familiar nova-iorquino cujo primeiro álbum estreou apenas três anos antes. Dominando o show na Costa Oeste e Leste, foi um grande feito para um dos maiores compositores da história do Rap.

 

Faixa: “Gettin ‘Jiggy With It”
Artista: Will Smith
Ghostwriter: Nas (Sem créditos)

Enquanto Will Smith levou seus talentos para o mundo do entretenimento visual com fenômenos como Homen de Preto e Um Maluco No Pedaço, a sua carreira no rap é muitas vezes esquecida. “Getting Jiggy With It” foi o terceiro single do álbum Big Willie Style, de Smith, em 1997, e pode ter incluído um pouco do estilo de Nas também. Nas finalmente falou sobre o rumor em 2014.

“Tudo bem, vamos esclarecer isso de uma vez por todas. Eu fui com Will para o estúdio. E assisti ele escrever isto. Foi uma sessão de estúdio divertida, e eu disse uma linha ou duas, ou três para ele. Não foi tão sério. Will Smith escreveu essa música. Mas sério, eu o vi se divertir fazendo esse som por conta própria, e Will é um verdadeiro MC.”

Faixa: “Nuthin’ but a ‘G’ Thang”
Artista: Dr.Dre
Ghostwriter: The D.O.C. (Creditado)

Mesmo perdendo a voz em um acidente de carro quase fatal em 1989, DOC não ficou de fora do jogo. Enquanto morava com Snoop e Warren G no ano seguinte, o MC de Dallas escreveu sua faixa mais famosa para Dr Dre intitulada “Nuthin’ but a ‘G’ Thang”. Ele até mesmo mandou um salve para ele mesmo na letra.

https://www.youtube.com/watch?v=0F0CAEoF4XM

Faixa: “Rapper’s Delight”
Artista: Sugarhill Gang
Ghostwriter: Grandmaster Caz (não creditado)

Ghostwriter pode remontar a 1979 e uma loja de pizza de Nova Jersey. Conforme o Grandmaster Caz, seu então gerente Big Bank Hank roubou a letra do hit de sucesso do The Sugarhill Gang, “Rapper’s Delight”. Ele faz um caso bastante sólido, considerando que Hank se referiu a si mesmo como o alter-ego de Caz, Casanova Fly:  “I’m the C-A-S-N the O-V-A and the rest is F-L-Y.”

Faixa: “The Message”
Artista: Dr Dre
Ghostwriter: Royce Da 5’9 (creditado)

Originalmente escrito sobre o amigo de Royce que foi baleado no pescoço em seu bairro, Dre supostamente ouviu a faixa no estúdio e imediatamente pensou em seu recém-falecido meio-irmão Tyree. Royce nem sabia sobre o irmão de Dre até depois de ter escrito a música. O resto, como dizem, é história.

Faixa: “I’ll Be Missing You”
Artista: Diddy
Ghostwriter: Sauce Money (creditado)

A segunda canção tributo para a lista, é uma homenagem de Puff Daddy para o falecido Notorious B.I.G. Escrito por um membro da crew de JAY-Z, Sauce Money, a música realmente ganhou um Grammy e está atualmente classificada no top 100 maiores canções de todos os tempos de acordo com a Billboard. Alguns rumores dizem que Jay teria escrito a faixa, mas isso nunca foi confirmado.

Recomendados para você

Sair da versão mobile