9 coisas que sabemos sobre o novo álbum do Kendrick Lamar

Capa Kendrick Lamar

Foto: reprodução

Depois de cinco longos anos, Kendrick Lamar está finalmente prestes a retornar com um novo álbum.

Na tarde de segunda-feira, o rapper Kendrick Lamar atualizou seu site oklama.com com uma declaração que revelou que, de fato, não está se aposentando. “Aprecie sua paciência”, dizia o final de seu comunicado de imprensa ao estilo Michael Jordan, após revelar a chegada iminente de seu álbum. Acompanhar os movimentos muito sutis e silenciosos de Kendrick sempre foi difícil. Ele mal faz aparições fora de suas apresentações musicais, raramente lança versos colaborativos (como suas participações em The Melodic Blue de Baby Keem) e apesar de se mover em silêncio, Kendrick ainda deixa migalhas de pão sutis ao longo do caminho, nos dando dicas sobre como a nova música pode soar e como seu “amor, perda e tristeza” impactaram seu processo musical.

O tão esperado álbum de Kendrick está a apenas um mês de distância, há muitas pistas para analisar e dissecar, então o site Complex montou uma lista descrevendo tudo o que sabemos sobre seu quinto estúdio solo.

Chama-se ‘Sr. Morale & The Big Steppers’ e chegará em 13 de maio

Nem uma semana após o aniversário de cinco anos de seu último álbum solo de estúdio, DAMN , Kendrick revelou o título e a data de lançamento de seu próximo projeto, Mr. Morale & The Big Steppers, que deve chegar em 13 de maio. À tarde, Kendrick foi para sua conta no Twitter, que ele não usa ativamente desde dezembro de 2021, e twittou uma mensagem de fevereiro de 2022 de uma conta de fã de música que dizia: “Kendrick Lamar está oficialmente aposentado”. Dot aproveitou esta oportunidade para fazer o anúncio de seu retorno e lançou um link para seu site, revelando um comunicado de imprensa no estilo “I’m back” que entregava o título do álbum e a data de lançamento.

Será o último álbum de Kendrick com a TDE

Em agosto, Kendrick quebrou o silêncio e compartilhou uma carta em seu site, dando aos fãs uma atualização sobre onde ele estava na vida, além de revelar que seu próximo álbum será o último com a Top Dawg Entertainment. “Enquanto produzo meu último álbum TDE, sinto alegria por ter feito parte de tal marca cultural após 17 anos”, disse Kendrick. “As lutas. O sucesso. E o mais importante, a Irmandade. Que o Altíssimo continue a usar o Top Dawg como um receptáculo para criadores sinceros. Enquanto continuo perseguindo o chamado da minha vida.”

Kendrick assinou com a TDE em 2005 e toda a sua discografia foi lançada pela gravadora. O único artista que antecede Kendrick na TDE é Jay Rock, que foi contratado no ano anterior. Depois que Kendrick revelou que este será seu último álbum com a gravadora, Top Dawg compartilhou uma carta aberta expressando o quanto é uma “honra e privilégio” trabalhar com Kendrick por quase duas décadas.

… mas ele anunciou através do pgLang

Curiosamente, o anúncio foi feito em um documento com um grande logotipo pgLang no canto. A pgLang é uma empresa fundada por Kendrick Lamar e Dave Free, que engloba uma gravadora, produtora, serviços de publicação e outras ofertas multimídia. Muitas pessoas assumem que Kendrick lançará seus próprios álbuns no pgLang após o término de seu contrato com a TDE, então é um tanto surpreendente que o anúncio de Mr. Morale & The Big Steppers tenha um selo pgLang nele, em vez do logotipo da gravadora onde ele esta sendo liberado. O anúncio concluiu com uma declaração de que “todas as informações factuais para este lançamento virão diretamente apenas desta fonte”, o que sugere que o próprio Kendrick estará no centro deste lançamento.

Kendrick tem se concentrado fortemente no desenvolvimento do pgLang nos últimos anos. A gravadora e a casa criativa assinaram com Baby Keem e Tanna Leone e também trabalharam com figuras como Yara Shahidi, Brent Faiyaz e Jorja Smith em parcerias com Calvin Klein. Dado o fato de que Kendrick e companhia estão investindo muito tempo e energia no pgLang, será interessante ver o quão envolvidos eles estão na experiência de Mr. Morale & The Big Steppers, apesar de o álbum ser a turnê de despedida de Dot em sua gravadora TDE.

Ele está pensando em “amor, perda e tristeza”

Na carta de agosto de Kendrick, ele revelou o que tem feito nos últimos anos. “Passo a maior parte dos meus dias com pensamentos fugazes”, escreveu ele. “Escrita. Ouvindo. E colecionando… Os passeios matinais me mantêm em uma colina de silêncio. Fico meses sem telefone.”

Não é uma notícia chocante que Kendrick tenha sido recluso nos últimos anos desde que liberou DAMN, mas saber que ele está totalmente desapegado de uma maneira que ele nem precisa usar seu telefone pode indicar o quão focado ele está em novas músicas. (e sua vida familiar). Kendrick continua: “Amor, perda e tristeza perturbaram minha zona de conforto, mas os vislumbres de Deus falam através da minha música e família. Enquanto o mundo ao meu redor evolui, reflito sobre o que mais importa. A vida em que minhas palavras vão pousar em seguida.”

O “amor, perda e tristeza” a que ele se refere pode ter influenciado sua abordagem musical nos últimos anos e pode ser refletido no tom do álbum. Temas semelhantes de trauma, amor e luto podem ser encontrados em outros clássicos dele, como good kid, mAAd city e até mesmo em seu projeto inicial. A carta de Kendrick pode estar sugerindo um álbum cheio de histórias profundamente pessoais de sua própria vida, já que ele está criando Mr. Morale & The Big Steppers longe do resto do mundo.

Ele também é pai e poderia usar o álbum como uma chance de refletir sobre sua nova fase na vida. Embora, como Andre Gee da Complex apontou, há muito material de origem do mundo exterior que ele também pode extrair.

Em um ponto, havia rumores de que Kendrick estava trabalhando em um álbum influenciado pelo rock

No final de 2020, circulavam rumores de que o próximo álbum de Kendrick seria inspirado no rock-n-roll. Mais especificamente, o ex- diretor editorial da Billboard, Bill Werde, twittou que Kendrick estava “colocando mais sons de rock” em seu quinto álbum. Do jeito que está, esses rumores ainda não foram completamente desmascarados, porque não ouvimos nenhuma música solo Kendrick desde então, mas também há uma boa chance de que ele tenha descartado essa ideia enquanto o álbum continuou a se desenvolver por mais dois anos.

Mesmo que Mr. Morale & The Big Steppers não acabe tão inclinado ao rock quanto pensávamos, no entanto, não ficaríamos surpresos se algumas dessas primeiras influências acabassem informando o final. Kendrick não se esquivou de tocar em sons de rock no passado, colaborando com bandas que vão do U2 ao Imagine Dragons.

Ele está gravando videoclipes.

Perto do final do verão de 2020, imagens começaram a aparecer online, parecendo mostrar Kendrick Lamar no set de videoclipes. Fotos do rapper usando um telefone público e vídeos dele pairando sobre o oceano em uma praia em Los Angeles circularam nas mídias sociais, e as imagens ainda não foram vinculadas a nada.

 

Kendrick deve apresentar novas músicas durante seu festival neste verão americano

Pode não demorar muito para ouvirmos Kendrick tocar as músicas do novo álbum, porque ele está programado para se apresentar em três grandes festivais de música neste verão. Ele será a atração principal do Milano Summer Festival na Itália, Glastonbury Festival no Reino Unido e Rolling Loud em Miami, todos dentro de algumas semanas um do outro. Milano e Glastonbury acontecerão no final de junho, e um comunicado de imprensa do festival de verão italiano revelou que Kendrick apresentará novas músicas durante o evento. A conta oficial no Twitter do Rolling Loud, que acontecerá em julho, deu a entender a mesma coisa.

Ele tem sido experimental e competitivo ultimamente

Mesmo que tenha sido cinco anos desde que ele lançou qualquer música solo, Kendrick não perdeu uma batida quando se trata de sua habilidade lírica e flow. Suas participações em The Melodic Blue de Baby Keem não apenas ajudaram seu primo a ganhar seu primeiro Grammy com “Family Ties”, mas também nos mostraram onde sua cabeça está, criativamente, agora. Ele esteve fora, mas ainda está “no seu top 5” e reivindicando o trono do rap. Estes são os mesmos versos confiantes e ostenta que Kendrick estava entregando antes de desaparecer dos olhos do público, e se suas participações de convidados provam alguma coisa, é que ele ainda está em uma rara forma competitiva. Ele também está experimentando, experimentando novos flows e sem medo de entregar versos pouco ortodoxos, como o canto “top of the morning” que se tornou viral de “Range Brothers”.

As participações especiais estão em segredo

Normalmente, quando grandes artistas como Kendrick Lamar se preparam para lançar novos álbuns, temos pelo menos uma ideia de quem podem ser os convidados. Normalmente existem inúmeros expecialistas que revelam quais artistas trabalharam juntos durante o processo de criação. Mas desta vez, não há informações sobre ninguém que possa estar trabalhando com Kendrick no momento. Se tivéssemos que adivinhar, poderíamos prever que ele poderia colaborar com alguém da lista pgLang, como Baby Keem. Mas também podíamos vê-lo indo sozinho, ou trazendo convidados surpresa. Todos nós vamos descobrir juntos quando Mr. Morale & The Big Steppers sair

Sair da versão mobile