Qual a sua opinião?
Ainda ontem, a notícia oficial foi lançada sobre a decisão de Halle Bailey, da dupla – assinada com Beyoncé – Chloe X Halle, interpretando Ariel no próximo remake em live-action do clássico da Disney “A Pequena Sereia”. A internet estava em um debate sobre Melissa McCarthy como a vilã Ursula, muitos acham que ela deveria ser substituída pela Lizzo, com muitos argumentando que ela se encaixaria perfeitamente no papel.
Mesma sabendo que Halle é talentosíssima, canta muito bem e é linda, parece, no entanto, que a ideia de uma Ariel negra não foi bem recebida por muitos, que argumentam que é desrespeitoso mudar a aparência da personagem, e que a Disney deve permanecer fiel ao filme original de Hans Christian Andersen, chegando mesmo a acusam o gigante da animação de tokenismo, que é a pratica de fazer apenas um esforço superficial para ser inclusivo com as minorias.
Com a ascensão do movimento #blacklivesmatter, bem como a proeminência globalmente crescente (e francamente, o domínio) da cultura hip-hop na sociedade, tem sido ótimo ver mais representação na grande mídia. O lançamento do primeiro filme de um herói negro da Marvel, “Pantera Negra”, foi recebido com apoio esmagador e merecido sucesso, enquanto jovens crianças negras em todo o mundo finalmente puderam ter super-heróis que eles poderiam admirar, que se parecessem com eles e os representava. Para muitos, a decisão de escalar uma atriz negra para o papel de Ariel foi recebida com alegria e emoção, com centenas de usuários de mídias sociais elogiando a diversidade.
No entanto, alguns usuários expressaram sua forte desaprovação sobre o fato de que a aparição de Ariel vai mudar no remake do filme, criticando a Disney por sua decisão de se desviar do retrato original, que mostra Ariel de pele branca e olhos azuis, com seu icônico cabelo vermelho ardente. Um usuário com o nome de carljtweets escreveu: “Uma Ariel negra… um pouco de discriminação positiva…. vamos também deixar Ursula magra e o Príncipe gay marcar mais algumas caixas… *** … ela é uma personagem icônica branca de cabelo vermelho!”
Com outro usuário dizendo: “hmm. Isso poderia ser classificado como blackwashing? Halle é uma atriz incrível, mas toda a mitologia Ariel (livro, filmes, lore) é baseada na Europa. Isso parece mais com tokenismo para mim.”
Uma rápida busca no twitter nos mostra que no Brasil, apesar de receber muito apoio, as criticas negativas sbore a escolha também surgiram e foram carregadas de racismo nas maioria das vezes. Todos parecem ter uma opinião sobre o assunto. O que você acha?
Essas personagens teriam muito mais a ver com a linda Halle Bailey do que a sereia Ariel pic.twitter.com/zzsHWQFZ9W
— Vivianne 🦋 (@viviandivenus) July 4, 2019
https://twitter.com/SweetCreatury/status/1146889944364998660




