Como 50 Cent ajudou a Reebok rivalizar com a Jordan nos EUA

Escrito por Rodrigo Silva 03/12/2022 às 21:00

Capa 50 Cent Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

50 Cent sempre perguntava em cada reunião da Reebok quantos pares eram vendidos na época.

50 Cent e seus tênis G-Unit foram um sério desafio para a Nike e para a marca Air Jordan, segundo comentários feitos recentemente pelo CEO da Reebok, Todd Krinsky. No último episódio do The Complex Sneakers Podcast, Krinsky falou sobre a contratação de 50 em 2003, logo após perder LeBron James, que se juntou à Nike. A empresa fez uma grande declaração com o acordo, já que JAY-Z também entrou no assunto, e as vendas aumentaram depois, especialmente com os lendários tênis G-Unit do rapper.

De acordo com Todd Krinsky, aquela época foi muito interessante para a empresa, pois a NBA havia sido bloqueada alguns anos antes; então as vendas de tênis ainda estavam caindo, já que os jogadores não estavam indo para a quadra. O presidente da Reebok, Paul Fireman, queria trazer a empresa de volta à vida e decidiu com sua equipe procurar artistas musicais para fazer isso.

Capa 50 Cent

Foto: Reprodução

“Tivemos uma conversa em sua sala de reuniões sobre os artistas musicais estarem se tornando mais influentes do que nunca, e esse foi o período renascentista, tipo Hip Hop dos anos 90 e 2000”, disse Krinsky. Um dos primeiros artistas que veio à mente foi Hov, que acabou assinando com a empresa com a ajuda de Todd Krinsky. O acordo foi um sucesso, com o tênis S. Carter impulsionando as vendas da marca, no entanto, eles ainda não haviam terminado.

Krinsky explicou que 50 Cent assinou com a Reebok logo após o acordo de Jay, e provou ser mais um sucesso. De acordo com o CEO da empresa, os dois homens estavam muito interessados ​​no lado comercial das coisas, mas Hov era mais metódico e queria ir contra a norma, enquanto 50 era uma pessoa totalmente diferente. “50 também estava incrivelmente empolgado com o negócio”, disse Todd. “Como se ele chegasse pontualmente a todas as reuniões, pronto para ir, e sua primeira pergunta em todas as reuniões fosse ‘Quantos pares vendemos esta semana?’“

Ele continuou: “Estávamos vendendo tipo, 40-50.000 por cor de cada vez… ele sempre dizia quantos ‘Jordans venderam esta semana’. Estou lhe dizendo, ele estava literalmente perguntando isso toda semana ou toda vez que tínhamos uma reunião”. Uma das primeiras colaborações do G-Unit Rebook foi uma iteração de seus modelos Trainer que 50 admiravam. A empresa redesenhou o modelo, lançou o tênis como GXT Trainer e viu seus números aumentarem ainda mais.

“Lembro-me que, na época da escola, vendíamos em uma cor, cerca de 75.000 pares”, disse Krinsky. “Foi perto de quê, e não estou dizendo que a G-Unit já esteve perto de Jordan de forma alguma. Estou dizendo que um momento no tempo, aquela colorway, acho que vendemos quase tantos pares quanto o lançamento da Jordan naquele período”.

Ele acrescentou: “Lembro-me de dizer a eles, e 50 Cent disse: ‘Eu avisei. Vocês não acreditaram em mim. Você pensou que era loucura toda vez que eu vinha aqui e perguntava isso’”. Krinsky continuou destacando a perspicácia nos negócios do rapper e explicou que esse foi o motivo pelo qual o tênis G-Unit se saiu tão bem. Se houvesse algo errado, como uma queda nas vendas, Todd disse que 50 aproveitaria a oportunidade para trazer os números de volta, seja ele visitando lojas e muito mais.

Confira abaixo os vídeos no YouTube:

ícone

Recomendados para você