Seguir

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use

Nike processa BAPE por violação de Copyright

A Nike fez um de seus processos mais importantes até agora.

A Nike está finalmente se posicionando contra a BAPE, processando a marca de moda japonesa por supostamente copiar alguns de seus designs de calçados mais icônicos. A Reuters relata que a gigante do calçado com sede em Oregon entrou com uma ação judicial federal contra A Bathing Ape por violação de marca registrada no Nike Air Force 1, Air Jordan 1 e Nike Dunk. O processo afirma que “o atual negócio de calçados da BAPE gira em torno da cópia dos designs icônicos da Nike”.

O documento também mostra casos de cinco dos produtos de calçados mais vendidos da BAPE – BAPE STA, BAPE STA Mid, SK8 STA, COURT STA High e COURT STA – são “cópias quase literais” dos tênis da Nike mencionados acima.

 

A Bathing Ape Sk8 Sta Spring 2021 Collection Release Date | Sole Collector
Foto: Bape

A Nike afirma que a BAPE introduziu pela primeira vez seu primeiro calçado que infringia a marca registrada nos EUA em 2005 e que, nos 15 anos em que a BAPE esteve presente no mercado americano, eles têm produtos infratores. As vendas de BAPE nos EUA teriam sido “esporádicas” até 2021, quando a marca, agora propriedade da IT Ltd., com sede em Hong Kong, “aumentou drasticamente o volume e o escopo de sua infração”. O processo indica: “a cópia da BAPE é e sempre foi inaceitável para a Nike e, como as infrações da BAPE cresceram recentemente e se tornaram um perigo significativo para os direitos da Nike, a Nike deve agir agora”.

Embora os representantes de ambas as empresas ainda não tenham comentado sobre o assunto, a Nike disse que a BAPE “se recusou” a parar de violar as infrações de marca registrada quando solicitado, levando a este processo. A Nike espera que a BAPE pare de vender os tênis e pague uma quantia solicitada e não especificada pelos danos sofridos.

Confira abaixo as comparações: