Adidas está fazendo tênis reciclavel com cogumelos

Escrito por Felipe 15/04/2021 às 21:23

Foto: Divulgação

Desde meados da década de 2010, a adidas se comprometeu publicamente (e se dedicou) a um planeta mais verde.

Parceiros como Parley for the Oceans e Sean Wotherspoon a ajudaram a se aproximar de seu objetivo de minimizar a poluição do oceano plástico e usar 100% poliéster reciclado em seus produtos até 2024, mas o crédito principal deve ser dado ao próprio fabricante alemão de roupas esportivas. Embora várias das abordagens da marca para calçados sustentáveis ​​certamente ainda estejam em segredo, o recém-revestido adidas Stan Smith Mylo revelou outra forma que a Three Stripes planeja para acabar com o desperdício de plástico: Mycelium.

O recém-anunciado UltraBOOST 6.0 garante que soluções como o PRIMEBLUE não chegarão a lugar nenhum tão cedo, mas a última proposta da adidas Originals sugere que o material plástico Parley Ocean Plastic com pelo menos 50% de reciclagem também irá contar com cogumelos. Além de ser natural, o Mycelium – “uma teia entrelaçada extensa e renovável que se espalha pelo solo” – permite uma versatilidade que ainda não era possível por meio de algumas das outras abordagens ecologicamente corretas que a marca explorou.

Para a sua apresentação inaugural, o material Mylo (que deriva do Micélio) aparece em tom esbranquiçado simples, embora possa assumir qualquer cor, acabamento e relevo. Tornado possível em colaboração com a empresa de biotecnologia Bolt Threads, o ciclo de vida do Mylo é o seguinte: as condições naturais de crescimento do micélio são recriadas em um laboratório; a serragem e outras matérias orgânicas são misturadas com a parte vegetativa do fungo para aumentar o crescimento em uma rede interconectada semelhante a uma espuma macia. Redes bem formadas são colhidas, enquanto os subprodutos restantes são compostados.

As duas etapas finais do processo sustentável transformam o material flexível em um painel que tem a aparência, a textura e o desempenho de couro e costura as folhas do material para criar a parte superior dos sapatos. As solas de borracha natural aproveitam ainda mais os esforços ambientais da adidas sem sacrificar o estilo atemporal. Desfrute das imagens do Stan Smith Mylo aqui abaixo e antecipe um lançamento em grande escala desses (e de outros calçados) em um futuro próximo.

 

Recomendados para você