Aluno gera revolta ao presentear professora negra no Dia da Mulher com esponja de aço: “Machismo e racismo”

Um aluno do Distrito Federal presenteia sua professora negra com um pacote de “Esponja de aço” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Em um vídeo que circula na internet, mostra o momento em que um aluno do Centro de Ensino Médio 9, em Ceilândia, no Distrito Federal, presenteia sua professora negra com uma esponja de aço, como homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. O adolescente do 3º ano do ensino médio entrega a sacola com o artigo de limpeza em meio a risos de outros colegas de classe, que divulgaram o vídeo nas redes sociais. O ato rapidamente viralizou nas redes sociais, recebendo inúmeras criticas pelos internautas.

No vídeo, é possível ver a professora de português, que tem o cabelo crespo, abrindo o pacote e agradecendo ao aluno, por achar que estaria recebendo uma homenagem. No entanto, ao perceber do que se trata o ‘presente’, ela fica desconfortável. “Vou aceitar porque tudo o que vem volta”. Disse a professora após se levantar. “Algumas pessoas viram ela chorando depois”, conta um estudante do CEM.

Reprodução

Segundo o mesmo aluno, o aluno que entregou a esponja chegou a brigar com outras pessoas que criticaram a atitude. “Ele começou a quebrar o pau, xingou todo mundo e chamou de ‘beta’ nojento”, relatou.

A diretora da instituição, Maria José Ferreira, disse à Record TV que o jovem e o responsável foram chamados à escola. Segundo ela, o adolescente disse que se tratava apenas de uma brincadeira e que a professora não teria se ofendido. Conforme a diretora, o responsável disse que conversaria com o filho sobre a atitude preconceituosa contra a professora.

A profissional não se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, a Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que a direção da escola tem autonomia para conduzir o ocorrido, para solicitar a presença do estudante e também da professora, a fim de esclarecer o ato racista.

Sair da versão mobile