As lendas do Futebol que podem se despedir na Copa do Mundo 2022

Copa do Mundo promete ser histórica para jogadores decisivos

Copa do Mundo do Qatar, que começa amanhã (20), será ainda mais especial para alguns jogadores do que para outros. Afinal, alguns dos maiores nomes do futebol mundial estarão jogando no torneio pela última vez em suas carreiras. Esta será a última vez, por exemplo, que a dupla Cavani e Suárez estará defendendo as cores do Uruguai, ou a que o campeão Manuel Neuer será goleiro da Alemanha. Confira alguns nomes abaixo que podem se despedir da sua seleção nessa Copa.

Cristiano Ronaldo

Nos últimos dias, uma entrevista do astro português Cristiano Ronaldo ao veículo britânico The Sun acentuou ainda mais a vontade do atacante de se aposentar aos 40 anos. Dessa forma, CR7 faria no Catar a última participação na Copa do Mundo. Cristiano chega ao Catar com 37 anos, o que o faria ter 41 anos na Copa de 2026. Não seria improvável vê-lo em campo, no entanto, as recentes polêmicas envolvendo o jogador — com rixas em seu atual clube Manchester United e reportadas tensões entre eles e companheiros da seleção portuguesa, podem determinar a última Copa do jogador.

foto ochoa

Luis Suarez

Uma das grandes referências nas Copas do Mundo, as participações do uruguaio Suarez em mundiais foram marcadas por polêmicas e também pela parceria com o compatriota Cavani. Chegando com 35 anos no Catar, este pode ser o último Mundial de um dos personagens mais icônicos das Copas.  Em 2010, o jogador foi expulso do campo nas quartas de final contra Gana ao defender com as mãos uma jogada dos africanos. A tática garantiu o time sul-americano na final do Mundial, onde perderam para os espanhóis. Outro momento ‘icônico’ do atacante foi a famosa mordida dele no italiano Giorgio Chiellini na Copa de 2014, que rendeu ao uruguaio uma suspensão de nove jogos pela Seleção após o término da Copa.

Thiago Silva

Um dos veteranos de Copas do Mundo, o brasileiro Thiago Silva estará pela quarta vez consecutiva no maior torneio de futebol do mundo. Apenas ele e mais sete jogadores têm essa quantidade de participações em Copas no currículo. Aos 38 anos, o zagueiro é um dos principais nomes para carregar a braçadeira de capitão da Seleção Brasileira e terá a última chance de desenhar com a bola nos pés um final feliz e conquistar o Hexa no Catar.

Manuel Neuer

Com um título da Copa do Mundo no currículo, o alemão Manuel Neuer é o famoso goleiro que esteve presente no fatídico 7X1 da semifinal da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Atualmente, ele defende o clube alemão Bayern de Munique. Em um time que passa por renovação, o goleiro é um dos poucos veteranos que se manteve no grupo e deve disputar seu último Mundial no Catar enquanto o time alemão busca conquistar o pentacampeonato.

Ángel Di María

Conhecido apenas por Di María, o meia que atualmente defende a Juventus, da Itália, é uma das peças fundamentais da Seleção da Argentina. Em uma equipe que passa por uma enorme renovação, a experiência de Ángel Di María pode ser a chave para a Argentina conquistar o Tricampeonato Mundial. Chegando no Catar com 34 anos, é possível que o meio-campista não jogue outra Copa do Mundo, mesmo que ainda não tenha anunciado sua aposentadoria oficial da seleção argentina ou das Copas do Mundo.

Guillermo Ochoa

O veterano mexicano Guillermo Ochoa é um dos poucos jogadores que já estiveram presentes em cinco Copas do Mundo. Conhecido por grandes defesas como goleiro, ele é uma das peças fundamentais da Seleção do México em suas grandes e árduas caminhadas nos mundiais. No entanto, a história de Ochoa nos mundiais deve acabar no Catar.  Chegando no país com 37 anos, o Ochoa garantiu o título da Copa Ouro da CONCACAF de 2021 e foi eleito o melhor goleiro do torneio.

Luka Modric

Destaque desde quando começou a jogar no Real Madrid, um dos principais times da Espanha, em 2012, o croata Luka Modric teve seu talento reconhecido ainda mais ao ajudar a Seleção da Croácia a ficar em segundo lugar na Copa do Mundo da Rússia, atrás apenas da França.  Naquele ano, Modric chegou a receber o título de Melhor Jogador do Mundo pelo desempenho no Mundial e foi agraciado pelos prêmios de Melhor Jogador da UEFA na Europa e a Bola de Ouro da Copa do Mundo, se tornando o primeiro jogador da história a conquistar todos esses prêmios em um mesmo ano.

Sair da versão mobile