As melhores colaborações entre o hip-hop e rock

Escrito por Fellipe Santos 14/07/2021 às 09:00

Foto: Divulgação

Algumas das melhores colaborações do mundo da música surgiram da fusão entre rock e hip-hop, confira as 10 melhores colaborações entre esses dois mundos.

Rock e hip-hop são dois dos gêneros mais lucrativos na indústria da música. Algumas das melhores colaborações do mundo da música surgiram da fusão entre rock e hip-hop, então reunimos nessa lista algumas das melhores colaborações entre esses dois mundos.

Veja abaixo.

AEROSMITH + RUN DMC (1985)

 

“Walk This Way” ainda é um sucesso, mais de 30 anos após sua gravação. Aerosmith e Run DMC podem ter desaparecido com o tempo, mas essa música ainda permanece na lista de reprodução da festa ao ar livre do seu tio. Os meninos de Boston tinham o rock definido e combinado, mas levou Run, DMC e Jam Master Jay pulando na música para iniciar o movimento. Nem sempre a canção que inventa algo vale seu peso depois que o tempo chega, mas esta permaneceu um clássico genuíno. Claro, é retrô pra caramba, mas o que não é hoje em dia.

Linkin Park and Jay-Z – Numb/Encore

Essa colaboração entre Jay Z e Linkin Park chamou a atenção de muitas pessoas em 2004. Mesmo que você tenha amado ou odiado, ninguém poderia negar o impacto que causou. No entanto, não foi a primeira vez que esses artistas tocaram com fusões de rock e rap. Mike Shinoda costumava misturar as músicas de Jay-Z com as de Smashing Pumpkins em seus dias pré-fama, e Jay-Z emprestou sua música para Danger Mouse, que criou o lendário Grey Album, uma mistura do Black Album do rapper e White Album dos Beatles.

Puff Daddy & The Family com Tommy Stinson, Fuzzbubble, Rob Zombie and Dave Grohl – “It’s All About the Benjamins (Shot-Caller Rock Remix)” (1998)

Quando Puff Daddy pediu para Dave Grohl ajuda para remixar seu hit “It’s All About the Benjamins” de 1997, Grohl ficou intrigado, mas feliz. “É provavelmente minha música preferida dele”, Grohl disse em 1999, “mas eu nunca tinha feito um remix e não sabia o que era um”. “Foi uma coisa realmente selvagem, eu nunca tinha feito nada parecido”, finalizou o vocalista do Foo Fighters.

Busta Rhymes & Lenny Kravitz – “Make Noise” (2000)

O álbum “Anarchy” (2000) de Busta Rhymes poderia se passar por um álbum de rock nas prateleiras. O destaque foi uma parceria dele com Lenny Kravitz na música “Make Noise“.

N.E.R.D. – In Search Of… (2002)

Quando N.E.R.D. lançou seu álbum no início de 2000, o pensamento de artistas alternativos com habilidades no hip-hop se tornou uma ideia viável. Para quem não sabe, o vocal da banda N.E.R.D. era feito por Pharrell Williams, e foi uma das primeiras introduções da música rock alternativa no mundo do hip-hop.

Kid Cudi com MGMT & Ratatat – “Pursuit Of Happiness”

A grande execução dessa música de Kid Cudi é um grande exemplo de como o movimento hip-hop/rock alternativo continuou. Enquanto isso não é um rock pesado com riffs longos como em outros raps rocks, mostra que a união entre os gêneros continuoiu e continua até hoje

Beastie Boys – Sabotage

Os Beastie Boys começaram a vida como um grupo de hardcore punk, mas logo abandonou as guitarras e comprou microfones. Sua sensibilidade ao rock significava que eles estavam experimentando riffs clássicos do rock em vez de faixas de bateria de antigos discos de soul. Sabotage apresenta um grande break de guitarra e a destreza lírica característica do trio. Além disso, tem um dos vídeos mais famosos de todos os tempos.

Gorillaz – Clint Eastwood

Damon Albarn se arriscou com Gorillaz. Não foi apenas uma grande mudança em relação ao seu trabalho com Blur (profundamente eletrônico, extremamente cínico e completamente animado), mas também incluiu muito rap. O Britpop e a persona atrevida de Albarn se foram, e nasceu como um artista humilde e integral que levava sua música a sério. Os versos têm rap do californiano MC (e primo do Ice Cube) Del The Funky Homosapien.

Coldplay ft. Jay Z – Lost

A segunda aparição de Jay Z nesta lista é bastante diferente da primeira. Quando o Coldplay se tornou uma banda de estádio depois de X e Y, Chris Martin se tornou uma das estrelas do rock mais requisitadas do mundo. E o que vem com o sucesso global? Uma série de amigos superestrelas, é claro. Jay Z e Martin iniciaram uma amizade e a colaboração em Lost foi o resultado musical.

Arctic Monkeys FT. Dizzee Rascal – Temptation Greets You Like Your Naughty Friend

Em 2007 Arctic Monkeys estava a caminho de se tornarem superestrelas. Seu segundo álbum, Favourite Worst Nightmare, tinha chegado ao número 1 e um título de destaque em Glastonbury estava no horizonte. O single de retorno Brianstorm apresentou Temptation … como seu lado B, com Dizzee Rascal emprestando seus tons ásperos de Londres para um verso. Os dois se juntaram durante a dita apresentação em Glastonbury para tocar a faixa ao vivo.

 

 

Recomendados para você