Baco Exu do Blues fala sobre depressão: “Já pensei em me matar”

Recentemente o rapper Baco Exu Do Blues foi convidado do programa “Espelho” de Lázaro Ramos para o canal Brasil. O rapper baiano falou sobre diversos assuntos, mas um que chamou a atenção dos fãs foi quando ele falou sobre a depressão. “Eu descobri minha voz artística quando vi que não me enquadrava em lugar nenhum e que estava preso em uma caixinha: de eu me enquadrar em um lugar que as pessoas esperam que eu faça certas coisas e tenha vergonha de não fazer certas coisas. Quando vi ‘você tem que fazer isso, aquilo, porque você é preto’, me incomodou bastante. A que ponto isso é saudável, é bom?” questiona o rapper de Bluesman.

“Você está metido em uma sociedade que vê o preto como violento. Tenho que ser violento nas minhas letras; se eu deixo de ser, não estou fazendo mais música para preto, é o que vão falar para mim. Estou tentando lutar pela minha voz, as pessoas não entendem ainda o que eu quero falar. Elas não me veem no direito de falar de amor, da minha vida normal” explica.

Em outro trecho ele fala que já pensou em cometer suicídio. “Não tinha coragem nem força para falar sobre o assunto. achava que ia ser ridicularizado: ‘a gente sem grana, você está arranjando grana e procurando problema para sua vida?’, diriam. Eu tinha toda uma equipe dependendo de mim, não posso mostrar que sou fraco”. diz. “Já pensei em me matar tantas vezes por conta disso. Toda criança preta sofre muito quando criança, independente da classe social. Acredito que todos nós negros temos tendências depressivas, a gente não vê como problema real, mas [a depressão] precisa ser combatida”

Veja a entrevista completa acima.

Sair da versão mobile