Baco Exu do Blues lança novo álbum “BLVESMAN”, confira!

Baco se inspira em tela de Van Gogh, B.B. King e JAY-Z em novo álbum.

O rapper baiano e um dos principais nomes da nova escola do rap nacional, Baco Exu do Blues, está de volta. Após o lançamento do aclamado disco ESÚ, liberado em 2017, Baco se manteve ativo divulgando alguns singles, videoclipes e participando de algumas faixas como convidado. Até que recentemente, o artista anunciou o lançamento de “BLVESMAN”, seu novo álbum que acaba de ser liberado em todas plataformas digitais.

Baco destrinchou completamente seu novo disco em sua pagina no Instagram. O artista revelou a direção criativa e todas suas inspirações do trabalho. Começando pelo conceito, passando por todas as faixas e terminando na capa. BLVESMAN chega cercado de expectativa pelo fato de ser o primeiro álbum de Baco desde o incrível Esú, um dos melhores discos de 2017.

“A partir de agora, considero tudo blues. O samba é blues, o rock é blues, o jazz é blues. O funk é blues, o soul é blues. Eu sou Exu do Blues. (…) Jesus é blues”.

Ao discorrer sobre a música-título do álbum BLVESMAN, Baco estende o conceito de blues, um dos ritmos matriciais da música norte-americana. O sentimento do blues perpassa o repertório do segundo álbum do baiano nascido em Salvador.

O repertório do novo álbum é formado por nove músicas inéditas. Há uma composição intitulada “B.B. King”, nome artístico do lendário bluesman norte-americano Riley Ben King, e caracterizada por Baco como uma música sobre autovalor.

Há também uma faixa intitulada “Me Desculpa Jay-Z”, em alusão ao rapper norte-americano. E há tema, “Girassóis de Van Gogh”, composto por Baco a partir das sensações que teve ao ver a tela Doze girassóis numa jarra (1888), do pintor holandês Vicent Van Gogh. As músicas “Minotauro de Borges” (tema sobre a maldade), “Queima a Minha Pele” (faixa gravada com a voz e o piano de Tim Bernardes), “Flamingos” (faixa gravada com a participação do grupo curitibano de afro-folk Tuyo e com o toque da guitarra do mesmo Tim Bernardes), “K West da Bahia” e “Preto e Prata” completam o álbum.

Sobre a capa de BLVESMAN, Baco explica:

“Essa foto é uma das imagens mais libertadoras que eu já vi. O ser BLUESMAN é não ser o que os outros esperam, é nao se enquadrar em rótulos ou estereótipos, e essa foto do João Wainer de um negro dentro do Carandiru, um dos maiores presídios que o Brasil já teve, representa isso! Com todo esse peso, a foto só exala arte e isso é BLUESMAN PRA C******!!! “

E para deixar as coisas ainda mais interessantes e criativas, é claro, Baco produziu um curta-metragem que chega ao lado do álbum, transformado o trabalho musical em uma ótima obra cinematográfica. Assista aqui!

Escute BLVESMAN abaixo e veja todas as letras.

 

 

Bluesman (2018)
Baco Exu do Blues
1. Bluesman
2. Queima Minha Pele
3. Me Desculpa Jay-Z
4. Minotauro de Borges
5. Kanye West da Bahia
6. Flamingos
7. Girassóis de Van Gogh
8. Preto e Prata
9. B.B King

Sair da versão mobile