Baco Exu do Blues fez um intenso desabafo em sua rede social.
Como de costume principalmente no início do ano, diversos artistas internacionais estão aparecendo no Brasil para se apresentarem em shows e festivais, consequentemente causando algumas impressões nos também artistas e o público crítico que acompanha a cultura, sobre a forma que eles lidam com aquilo e aqueles que movimentam as suas respectivas carreiras.
Na tarde do último domingo (19), através de seu perfil no Twitter, Baco Exu do Blues expôs sua opinião sobre o assunto. “A real é que a maioria dos artistas gringos vêm ao Brasil como grande comércio de streams, mas não ligam muito para fazerem conexões legitimas ou cativar de fato o público. Dão o mínimo tanto pra artistas quando fazem parceria e tanto pro público quando se apresentam. Independente de raça ou gênero, existe uma mentalidade do colono”.
O fato é que diversas grandes atrações deixam a desejar quando estão aqui no país movendo milhares de fãs mesmo sem fazerem muito esforço, ainda que estejam cientes da força do povo e, para além disso, a riqueza cultural que se encontra. Durante o carnaval, a presença de Daniel Caesar com Ludmilla, Anitta e L7NNON em blocos pelo Rio de Janeiro causou uma grande polêmica nas redes sociais, pois o cantor canadense disse em 2019 que os negros deveriam pararem de se fazerem de vítimas.
Curiosamente, o rapper baiano Baco foi anunciado nesta semana como substituto da Willow Smith no Lollapalooza Brasil 2023, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março no Autódromo de Interlagos em São Paulo, após a artista anunciar em suas redes sociais que, por motivos de força maior não detalhados, não poderia realizar os shows que estavam marcados para este mês.
Outro caso coincidente é que na última sexta-feira Drake se apresentou no Lolla da Argentina e, além de não ter permitido a transmissão do show, também terminou a performance 35 minutos antes do horário previsto, tendo realizado apenas 40 minutos de palco. No próximo domingo, o artista tem apresentação marcada de 21h às 22h30 no Palco Budweiser do Lollapalooza Brasil, com um cachê de R$ 21,2 milhões, segundo a coluna do Leo Dias.
Confira o tweet:
a real é que a maioria dos artistas gringos vem o brasil como grande comercio de streams mas não liga muito pra fazer conexões legitimas ou cativar de fato o publico, dão o mínimo tanto ora artistas quando fazem parceria e tanto pro publico quando se apresentam
— baco azeite de dendê da bahia (@exudoblues) March 19, 2023
independente de raça ou gênero existe uma mentalidade do colono
— baco azeite de dendê da bahia (@exudoblues) March 19, 2023