Balenciaga anuncia que cortou laços com Kanye West após últimos discursos de ódio do rapper

Escrito por Fellipe Santos 21/10/2022 às 11:28

capa kanye Foto: Divulgação

A casa de moda francesa, que colaborou com o rapper em uma linha vendida na Gap, está se afastando do relacionamento depois que ele usou repetidamente discursos de ódio.

A Balenciaga cortou seus laços com Kanye West. Após a publicação de seus resultados do terceiro trimestre na quinta-feira, a controladora Kering disse que a casa de moda francesa não estaria mais trabalhando em projetos com o rapper anteriormente, que fez comentários públicos cada vez mais controversos nas últimas semanas, incluindo comentários e ameaças antissemitas.

“A Balenciaga não tem mais nenhum relacionamento nem planos para projetos futuros relacionados a esse artista”, disse Kering em resposta a uma pergunta do WWD. Ela não deu mais detalhes. O cantor de “Stronger” abriu o desfile de verão 2023 da Balenciaga, realizado em um poço de lama durante a Paris Fashion Week, vestindo o que parecia ser um equipamento de batalha, incluindo um protetor bucal de marca protegendo os dentes. A imagem foi removida do site da Balenciaga.

Essa foi sua mais recente colaboração com o diretor artístico da Balenciaga, Demna, após o lançamento no início deste ano de sua linha Yeezy Gap Engineered by Balenciaga, que saiu em fevereiro em conjunto com a performance da experiência “Donda 2” de Ye em Miami. Demna atuou como diretor criativo de um evento anterior de audição do álbum no ano passado. A estilista também tem um forte relacionamento com a ex-mulher de Ye, Kim Kardashian, que aparece em campanhas publicitárias para Balenciaga, e sua família.

No mês passado, Ye encerrou sua parceria com a Gap Inc., sinalizando uma atitude cada vez mais combativa que também deixou seu relacionamento de 10 anos com a Adidas na balança. A empresa alemã de roupas esportivas disse em 6 de outubro que sua parceria com a marca Yeezy estava “em análise”.

O rapper, que foi diagnosticado em 2016 com transtorno bipolar, parece estar fora de controle desde que organizou um show surpresa YZY em Paris, que apresentava camisetas com o slogan “Vidas Brancas Importam” e abriu com um monólogo no qual ele se orgulhava de ser “incontrolável”. De acordo com a Liga Anti-Difamação, “White Lives Matter” é uma frase de supremacia branca que se originou no início de 2015 como uma resposta racista ao movimento Black Lives Matter.

Diante da violenta reação pública sobre o show, Kanye atacou publicamente todos, desde editores de moda até ex-amigos e magnata Bernard Arnault. Depois de ser suspenso do Instagram e do Twitter por violar as políticas das plataformas sobre discurso de ódio, Ye fechou um acordo comprar a plataforma de mídia social de direita Parler.

Recomendados para você

Sair da versão mobile