Beyoncé remove insulto capacitista da música “Heated” após reações dos fãs

Escrito por Rodrigo Silva 01/08/2022 às 17:45

Capa Beyoncé
Foto: Reprodução
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Beyoncé pretende mudar a letra de sua faixa “Heated” em “Renaissance”, em resposta à reação sobre dos fãs sobre a palavra ofensiva.

Beyoncé anunciou que mudará a letra de sua música, “Heated”, em resposta à reação que recebeu sobre a inclusão de um insulto na faixa. A decisão foi confirmada pela equipe da cantora em um comunicado fornecido à Variety na segunda-feira. “A palavra, não usada intencionalmente de forma prejudicial, será substituída”, diz o comunicado.

A advogada da deficiência Hannah Diviney escreveu: “O compromisso de Beyoncé com contar histórias musicalmente e visualmente é incomparável, assim como seu poder de fazer o mundo prestar atenção às narrativas, lutas e experiências vividas matizadas de ser uma mulher negra … uso da linguagem capacitadora”. Em “Heated,” co-escrita com o rapper canadense DrakeBeyoncé usou um termo pejorativo para diplegia espástica, uma forma de paralisia cerebral.

Capa Beyoncé

Foto: Instagram/reprodução

Fãs e ativistas criticaram o uso da palavra “spaz” (sem tradução específica para o português brasileiro). Ela tem sido usada para se referir de forma pejorativa a pessoas com deficiência, especialmente pessoas com paralisia cerebral. No entanto, vale notar que nas gírias usados nas comunidades negras dos Estados Unidos, esse termo significa algo como “enlouquecer”. A decisão de Beyoncé de mudar a letra reflete a de Lizzo, que tomou a mesma decisão depois de enfrentar uma reação negativa pela inclusão do insulto em sua música “Grrrls”, no início deste ano.

Letras ofensivas não são o único problema com o qual a cantora teve que lidar após o lançamento de “Renaissance”. Bey também foi criticada por Kelis por samplear sua música de 2003 “Milkshake” sem sua autorização. “Minha mente também está explodindo porque o nível de desrespeito e total ignorância de todas as 3 partes envolvidas é surpreendente. Eu ouvi sobre isso da mesma forma que todo mundo. Nada é o que parece, algumas das pessoas neste negócio não têm alma ou integridade e enganaram a todos”, escreveu ela no Instagram.

Os fãs ficaram surpresos com suas alegações, mas Kelis deixou seus problemas com a indústria da música bem claros. Em 2020, ela revelou que Pharrell e Chad Hugo nunca pagaram a ela. Antes disso, a artista expressou choque por seu raro álbum “Wanderland” aparecer nos serviços de streaming.

ícone

Recomendados para você