Biografia sobre MF Doom está em andamento

Escrito por Fellipe Santos 18/05/2022 às 15:30

LONDON, ENGLAND - JULY 23: Rapper MF Doom performs live on stage during the first day of the 'I'll Be Your Mirror' festival, curated By Portishead & ATP, at Alexandra Palace on July 23, 2011 in London, United Kingdom. (Photo by Jim Dyson/Redferns)

Uma biografia sobre o grande MF DOOM está em andamento.

A editora Astra House, com sede em Nova York, anunciou na segunda-feira (16 de maio) que adquiriu os direitos mundiais do livro, que deve ser lançado em 2024. Escrito pelo veterano jornalista musical SH Fernando Jr., The Chronicles of Doom: Unraveling Rap’s Masked Iconoclast é “uma biografia abrangente e definitiva” que “recontará a ascensão, queda, redenção e morte prematura de uma das figuras mais enigmáticas e influentes do Hip Hop.”

Outros trabalhos de Fernando Jr. incluem a biografia do Wu-Tang Clan From the Streets of Shaolin: The Wu-Tang Saga, que chegou em agosto passado, bem como The New Beats: Exploring the Music, Culture and Attitudes of Hip Hop, de 1994. O editor sênior da Astra House, Danny Vazquez, disse que “não poderia estar mais animado” para publicar The Chronicles of Doom.

“A história de [MF DOOM] foi contada interminavelmente na internet”, disse ele. “Os historiadores amadores da música tentaram, e falharam, repetidas vezes, contar sua história completa. “SH Fernando está aqui para contar essa história – do KMD ao Adult Swim até o capítulo final do vilão escapando da morte aos olhos do público por dois meses antes de ser anunciado da maneira mais sensacional na véspera de Ano Novo de 2020.”

MF DOOM (nascido Daniel Dumile) surgiu no final dos anos 80/início dos anos 90 sob o nome de Zev Love X como um terço do grupo de rap KMD. No entanto, a trajetória do grupo foi interrompida devido à morte repentina do irmão de DOOM e parceiro de rima DJ Subroc, bem como seu supostamente controverso segundo álbum Black Bastards sendo arquivado. (O álbum não foi lançado até 2000.)

Após um hiato de anos marcado pela falta de moradia e envolto em mistério, Dumile ressurgiu no final dos anos 90 com uma identidade totalmente nova que viria a definir sua carreira. Ostentando uma máscara de Gladiator e um apelido inspirado em Doctor Doom, MF DOOM lançou uma série de álbuns clássicos cult, incluindo Operation: Doomsday, Mm..Food e Madvillainy, sua aclamada colaboração com Madlib (apenas uma das muitas parcerias de rap e personas que ele iria para explorar).

A morte de MF DOOM surpreendeu todo o mundo do Hip Hop quando sua esposa anunciou em 31 de dezembro de 2020, que ele havia falecido silenciosamente dois meses antes – talvez a maneira mais adequada para a lenda do rap se aposentar. O cantor de 49 anos deixou um rastro de influência que tocou não apenas colegas como Ghostface Killah, Busta Rhymes e Yasiin Bey (fka Mos Def), mas estrelas do rap mais jovens, incluindo Earl Sweatshirt, Joey Bada$$ e até Playboi Carti.

 

 

 

Recomendados para você