Birdman revela que fatura cerca de US$30 milhões por ano com a Cash Money Records

Birdman se senta para uma rara entrevista com Wallo, durante a qual ele fala sobre seus ganhos anuais com as gravações da Cash Money.

A Cash Money Records de Birdman é facilmente uma das gravadoras mais lendárias da história do hip-hop, tendo lançado a carreira de artistas como Lil Wayne, Juvenile, Turk, BG e Mannie Fresh. Seguindo sua carreira dominante, uma nova geração de rappers emergiu para representar o movimento com o lançamento da Young Money, que trouxe Drake e Nicki Minaj para a mistura. Basta dizer que Birdman construiu um ninho bastante substancial, tendo acumulado uma coleção impressionante – e sem dúvida valiosa – de gravações sob a bandeira da Cash Money.

No fim de semana, Birdman tirou um momento para sentar-se com Wallo e Gillie Da Kid no podcast Million Dollaz Worth of Game para uma rara entrevista. E embora o tópico da propriedade do direito musical possa certamente ser um assunto delicado às vezes, Wallo fez questão de perguntar da mesma forma, o que levou Birdman a refletir sobre os ganhos substanciais que a gravadora vê como resultado.

Explicando que era dono de seus direitos musicais desde que assinou seu primeiro contrato de gravação, que veio com uma divisão de 90/10 dos royalties em seu favor e um adiantamento de 30 milhões de dólares, Birdman observou que não demorou muito para sua gravadora se firmar. “Juvenil liberou 400 Degreez, essa merda fez dez milhões”, reflete. “Um dia ruim para nós foi um milhão ou dois milhões de cópias.”

Enfatizando a importância de ser dono do próprio trabalho, Birdman explica que sentiu que muitos de seus antecessores no jogo foram enganados em negócios desfavoráveis. Wallo pergunta sobre como um artista pode ganhar dinheiro com os direitos musicais, levando a uma joia de Birdman por volta da marca de sete minutos.

“Se tiver valor”, explica o magnata. “Isso é valisoso. Se você não tem um valor, você está sentado em alguma merda que está morta – mas ainda é sua merda. Mas nossa merda tinha valor. Nós licenciamos a música. Eu só comecei a deixar as pessoas samplearem minhas merdas como uma das maneiras de ganhar dinheiro com minhas gravações. Geramos vinte e trinta milhões de dólares por ano apenas com nossas gravações. ”

Veja o episodio abaixo:

Sair da versão mobile