Bolsonaro vai viajar aos EUA para não passar faixa presidencial para Lula

Bolsonaro se mostra até hoje abatido pela derrota nas eleições presidenciais deste ano

Jair Bolsonaro vai viajar em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para os Estados Unidos antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva , no dia 1º de janeiro de 2023. Segundo informações do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a viagem deve acontecer até sexta-feira (30). Com isso ele não fará a tradicional passagem de faixa presidencial para o novo presidente

Derrotado nas eleições de outubro, o atual mandatário irá para Orlando, na Flórida, e, ainda segundo Igor Gadelha, ele deve ficar em uma casa num condomínio de brasileiros. O imóvel teria sido emprestado por um fazendeiro, cujo nome não foi revelado. Bolsonaro pretende não voltar para o Brasil tão cedo assim, podendo ficar até 3 meses fora do país.

capa bolsonaro

O ex-presidente, vale lembrar, já esteve no resort em 2020, quando jantou com Trump logo no início da pandemia da Covid-19. Os dois são antigos aliados e, não por acaso, tiveram posturas semelhantes ao serem derrotados nas eleições.

Em ambos os casos, houve questionamentos sobre a validade do processo eleitoral. Trump chegou às vias de fato, tendo participado de uma conspiração para invadir o Capitólio e tomar o poder. Bolsonaro, por sua vez, está recluso, sem se manifestar e, segundo aliados, abatido com a derrota. Seus apoiadores seguem acampados em frente a quartéis das Forças Armadas em busca de um auxílio militar para o golpe.

Bolsonaro foi o primeiro presidente do país a disputar a reeleição e ser derrotado. Ele perdeu em disputa de segundo turno para o Lula por uma diferença de cerca de 2 milhões de votos (um placar de 50,90% a 49,10%, considerando apenas os votos válidos).

Sair da versão mobile