O Brasil é antecedido por Estados Unidos e México na lista de países que mais escutam Rap no mundo.
Neste ano de 2023, o hip-hop está completando 50 anos de existência. O rap, a expressão musical do movimento, é o segundo gênero mais popular do Spotify, apresentando um crescimento de 68% em consumo nos últimos três anos mundialmente. Até o momento, com os sete meses iniciais do ano constados na pesquisa, aproximadamente ¼ de todos os streams na plataforma global são do rap.
Considerando playlist editoriais do Spotify e as geradas por usuários que mencionam o gênero, atualmente, em todo o mundo, existem mais de 53 milhões de playlists de rap, além de mais de 2 bilhões contendo, pelo menos, uma música do gênero. De acordo com estudos entre os meses de janeiro e julho de 2023, o Brasil é o terceiro país que mais consome rap globalmente.
Com 23% de participação no total de reproduções no Spotify no Brasil, o gênero teve um aumento de 140% em streams desde 2020, sendo antecedido na listagem dos países que mais escutam rap pelos Estados Unidos e o México. Trapperz Brasil e creme – que recebe uma experiência interativa nesta semana em São Paulo -, playlists brasileiras editoriais da plataforma, constam entre as 10 de rap mais escutadas no mundo no Spotify.
A RapCaviar, por sua vez, a playlist do gênero mais escutada globalmente e a segunda com maior número de seguidores no mundo, sendo mais de 15 milhões, tem o Brasil como o quinto país que mais consome a sua lista de faixas.
Entre os países que mais consomem rap no Spotify no mundo em 2023, entre janeiro e julho, estão; Estados Unidos, México, Brasil, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Índia, Canadá e Itália.
Já as playlists de rap mais escutadas no Spotify no mundo em 2023 entre janeiro e julho; RapCaviar, I Love My ’90s Hip-Hop, Get Turnt, Locked In, Trapperz Brasil, Modus Mio, creme, Deutschrap Brandneu, PVNCHLNRS, e RAP GENERACJA.
E os estados que mais escutam rap no Spotify no Brasil entre janeiro e julho; São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Ceará e Goiás.
Ver essa foto no Instagram