Breaking é retirado dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Modalidade estreou nas Olímpiadas de Paris 2024, mas não estará na próxima edição, em Los Angeles.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vêm contando com diversos esportes opcionais em seu programa, e, por mais que a maioria seja incluída na próxima edição em Los Angeles 2028, há alguns que serão retirados, incluindo o breaking, que estreou neste ano.

No total, 33 breadancers de 16 países competem, englobando quatro dos Estados Unidos – em que a cultura possui grande popularidade e raiz -, pelo que podem ser as únicas medalhas concedidas ao esporte, dependendo das escolhas das cidades-sede.

A divisão de B-Girls teve seu evento ocorrido na última sexta-feira, com a japonesa Ami Yuasa conquistando ouro. O evento masculino acontece neste sábado.

breaking olimpiadas paris los angeles

O boxe ainda não foi confirmado como parte do programa de Los Angeles. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, o motivo é as constantes alegações de corrupção em torno da Associação Internacional de Boxe, grupo que até 2020 era responsável por supervisionar as regulamentações relacionadas às eliminatórias e competições nos Jogos.

Nas últimas duas Olímpiadas, a organização não quis se relacionar ao torneio, deixando o esporte em situação provisória. Caso nenhum novo órgão regular seja encontrado, o boxe não será incluído no programa olímpico em 2028 novamente.

Sair da versão mobile