Califórnia se torna primeiro estado dos EUA a proibir discriminação de cabelos naturais

Escrito por Fellipe Santos 05/07/2019 às 09:01

Foto: Divulgação

A lei CROWN está em pleno vigor na Califórnia.

A Califórnia fez grandes movimentos na direção certa desde o anúncio do ato CROWN, que vai proibir a discriminação contra o cabelo natural de alguém. CROWN, que significa Criando um Local de Trabalho Respeitável e Aberto para Cabelos Naturais, foi aprovada por unanimidade no mês passado no estado. “Em uma sociedade em que o cabelo tem sido historicamente um dos muitos fatores determinantes da raça de uma pessoa, e se ele era um cidadão de segunda classe, o cabelo hoje continua sendo um substituto para a raça”, diz o The Guardian. “Portanto, a discriminação de cabelos visando os penteados associados à raça é discriminação racial”.

O projeto de lei será oficial a partir de 1º de janeiro de 2020 e proíbe escolas e empregadores de estabelecer qualquer tipo de política em um tipo de cabelo que inclua afros,, tranças e etc. Um ato discriminatório que afeta principalmente a comunidade negra.

“Muitos funcionários negros lhe dirão, se tiverem a chance, que a luta para manter o que a sociedade considera uma ‘imagem profissional’ enquanto protege a saúde e a integridade de seus cabelos continua sendo uma luta definidora e paradoxal com a experiência de trabalho, geralmente não compartilhada por seus pares não-negros”, acrescentou o senador estadual que apresentou o projeto, Holly J Mitchell.

Felicidades para o movimento feito pelo Estado Dourado nos EUA.

Recomendados para você