Cardi B nega que vai colocar hits antigos em novo álbum para aumentar streams

Escrito por Rodrigo Silva 06/06/2022 às 19:15

Capa Cardi B Foto: Divulgação

Cardi B respondeu após ser criticada.

O segundo álbum de Cardi B provocou uma briga nas redes sociais no fim de semana – antes mesmo de seu lançamento estar à vista. A rapper do Bronx confirmou durante uma aparição no CENTERFOLD – a plataforma digital que ela lançou com a Playboy em dezembro do ano passado  – que seus singles de sucesso “WAP” e “Up” aparecerão em seu acompanhamento para “Invasion of Privacy”, apesar de ambos os singles terem mais de um ano.

Um usuário do Twitter discordou e afirmou que tal decisão foi projetada apenas para aumentar as estatísticas de streaming. “Eu culpo a era do streaming”, escreveu o fã. “Os artistas apenas fazem isso para obter certificações (discos de ouro, platina e etc) para seu álbum. Eu não gosto”. O single “WAP” com participação de Megan Thee Stallion vendeu mais de sete milhões de unidades desde seu lançamento em agosto de 2020, enquanto “Up” do ano passado foi certificado com platina dupla em pouco mais de seis meses.

Foto: Dave Kotinsky/Getty Images

De acordo com as regras atuais, essas músicas não contarão para as vendas da primeira semana do novo álbum de Cardi B, mas serão considerados no total de unidades do álbum e em quaisquer placas obtidas da Recording Industry Association of America (RIAA). Depois de enfrentar uma reação negativa da base de fãs de Cardi, o fã esclareceu que sua crítica era direcionada a todos os artistas, não apenas a rapper, antes de excluir seu tweet original.

“Eu deletei aquele maldito tweet porque eu não estava tentando iniciar uma guerra na rede social”, escreveu ele. “Eu odeio estar no meio disso. Isso não foi, repito, NÃO FOI, uma crítica ou um tweet de ódio para Cardi. Foi uma crítica à indústria da música e como isso afeta a lista de faixas”. Ele acrescentou: “Fala de verdade, estive pensando sobre isso. Se vou me submeter as opiniões como criador de conteúdo, prefiro fazê-lo por algo mais importante do que conversas mesquinhas sobre música”.

O fã, que administra um canal de reação à música no YouTube, também apontou que criticou outros artistas como Drake, Kendrick Lamar e Baby Keem pela mesma coisa. No entanto, isso não impediu Cardi B de entrar no debate com algumas palavras enquanto ela defendia sua decisão de incluir “Up” e “WAP” na lista de faixas de seu próximo LP.

“Pare de tentar agir como se fosse inocente quando você sabe que estava tentando agradar”, disse ela. “Por que você não disse nada sobre outros artistas que recentemente colocaram músicas sobre a pandemia em seu álbum ou pessoas que têm que colocar hits de outras pessoas em seus projetos… Imagine meu maior single não estar em um disco.”

Este não é o primeiro ponto de controvérsia em torno dos singles mencionados de Cardi B. Apesar de seu enorme sucesso comercial, “WAP” provocou indignação entre os críticos– e até mesmo outros rappers – por suas letras e videoclipes sem remorso. A apresentação da música de Cardi e Megan no Grammy Awards de 2021 atraiu mais de 1.000 reclamações à FCC (Federal Communications Commission).

Enquanto isso, “Up” estava no centro de uma disputa de plágio quando os rappers de Nova Jersey, Mir Fontane e Mir Pesos alegaram que a faixa no topo das paradas copiou o single “Stuck”, lançado meses antes. Cardi negou as acusações, dizendo que o refrão é simplesmente uma “frase popular”.

Quanto ao tão esperado novo álbum de Cardi B, ainda não há informações sobre uma data de lançamento. Os fãs receberam esperança em fevereiro do ano passado, quando a mãe de dois filhos revelou que tinha “umas 50 músicas gravadas”, mas no mês passado ela admitiu que várias “dificuldades técnicas” atrasaram o projeto.

Confira abaixo a postagem no Instagram e o vídeo no YouTube:

Recomendados para você

Sair da versão mobile