Casal é flagrado imitando macacos durante roda de samba no Rio de Janeiro

Fotos: Reprodução

Casal racista não se intimidou com os olhares das pessoas ao redor.

Através de imagens gravadas na última sexta-feira (19) durante a roda de samba “Pede Tereza” na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, um casal de pessoas brancas foi flagrado fazendo gestos racistas e imitando macacos.

A filmagem feita e divulgada pela jornalista Jackeline Oliveira, do gabinete da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão de Combate ao Racismo, mostra o casal imitando os gestos do animal, dançando e gritando em meio a negros.

Em um momento, é possível ver a mulher fingindo pegar piolhos na cabeça do rapaz. O público ao redor chega a ficar olhando, entretanto, eles não se intimidam com a situação e seguem rindo.

casal racista
Fotos: Reprodução

Por meio de um relato no X (antigo Twitter), Jackeline destaca que a cena foi tão agressiva que a única reação que teve foi iniciar a gravação para ter provas e solicitar a retirada do casal do local pelos seguranças do evento.

“Toda vez que eu vejo um caso de racismo na rua, eu fico me perguntando: ‘por que as pessoas não impedem? Por que ninguém faz nada?’. Aí, é por isso! Porque o racismo constrange ao ponto de ter mais de 50, 60, 100 pessoas em volta daquelas pessoas – pessoas pretas – e ninguém fazer nada… Homens e mulheres, ninguém fazer nada”, escreveu a jornalista.

Jackeline Oliveira ainda se aprofundou em sua reação no momento do vídeo. “Quando o racismo atravessa a gente, não é assim. Uns te batem, uns silenciam. O meu posicionamento na hora foi ter provas”, contou.

Veja abaixo:

Sair da versão mobile