Seguir

Cientista afirma que pessoas que já morreram poderão ser recriadas em computador através da IA

A inteligência artificial, com o tempo, obteve grandes avanços.

Dr. Pratik Desai, um cientista da computação do Vale do Silício, diz que você poderá criar seus entes queridos mortos em seu computador até o final do ano. Em um post no Twitter, na sexta-feira, Desai previu que a “consciência” de um ser humano poderia ser carregada em dispositivos digitais usando vídeos, gravações de voz, documentos e fotos da pessoa. Eles poderiam então criar um sistema de IA para recriar essa pessoa.

“Comece a gravar regularmente seus pais, idosos e entes queridos”, Desai aconselhou em seu post, conforme observado pelo New York Post. “Com dados de transcrição suficientes, nova síntese de voz e modelos de vídeo, há 100% de chance de que eles vivam com você para sempre depois de deixar o corpo físico. Isso deve ser possível até o final do ano”.

China exigirá 'avaliação de segurança' de produtos de IA como ChatGPT
Foto: Thinkhubstudio/iStock

Desai não foi a única voz a ecoar essa teoria. Uma empresa chamada Somnium Space está oferecendo um modo “viver para sempre” baseado em IA que exigirá grandes quantidades de dados pessoais. “Literalmente, se eu morrer – e tenho esses dados coletados – as pessoas podem vir ou meus filhos, podem entrar e podem conversar com meu avatar, com meus movimentos, com minha voz”, fundador e CEO Artur Sychov disse Vice. “Você vai conhecer a pessoa. E talvez nos primeiros 10 minutos enquanto falasse com essa pessoa, você não saberia que na verdade é IA. Esse é o objetivo”.

Uma plataforma de IA chamada Deepcake também criou um “gêmeo digital” de Bruce Willis. Eles esperam que a imagem do ator possa aparecer na tela, apesar de sua aposentadoria. Willis se aposentou após ser diagnosticado com afasia, um distúrbio cerebral que afeta sua capacidade de se comunicar. No início deste ano, ele também foi diagnosticado com demência frontotemporal.

Em notícias relacionadas, CEO do Google está alertando a sociedade para se preparar para os rápidos avanços da IA.  Em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS na noite de domingo, Sundar Pichai pediu novos regulamentos para governar a IA – mesmo quando Elon Musk e outros pedem uma pausa total no desenvolvimento de sistemas avançados de IA devido a questões de segurança.

Confira abaixo a postagem no Twitter: