Como o TikTok fez Lil Nas X ficar milionário do dia para a noite

Escrito por Renan 08/09/2019 às 12:29

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Até agora, quase todo mundo já ouviu pelo menos uma versão do hit onipresente “Old Town Road”, de Lil Nas X . Mas, a pergunta é: como alguém de apenas 19 anos criou essas ondas na cena musical?

Lil Nas X, Montero Lamar Hill é um rapper americano de 19 anos que rapidamente despertou fama viral. Ele liderou as paradas recentemente com seu novo lançamento, ‘Old Town Road’. A música começou com muita controvérsia depois que alcançou o topo da parada Hot Country da Billboard e foi posteriormente removida por supostamente não ser o suficiente Country.

Muitas pessoas ficaram chateadas com a decisão da Billboard de remover a música. Após a remoção, a Billboard deu uma declaração à Rolling Stone, que explicou sua decisão com mais detalhes, dizendo que  sua inclusão no ranking foi um erro, de acordo com uma fonte com conhecimento do assunto que falava sob condição de anonimato. a publicação disse que “após uma análise mais aprofundada, foi determinado que ‘Old Town Road’ de Lil Nas X não merecia ser incluída nas paradas nacionais da Billboard. . Ao determinar os gêneros, alguns fatores são examinados, mas acima de tudo a composição musical. Enquanto ‘Old Town Road’ incorpora referências às imagens country e cowboy, ele não inclui elementos suficientes da música country de hoje para figurar em sua versão atual. ”Por meio de um representante, Lil Nas X recusou uma solicitação para comentar sobre a decisão da Billboard.

Os fãs argumentaram que ela adotava os sons da música country de hoje e estava sendo removida por não querer que um rapper negro estivesse nas paradas country. Mas, “Old Town Road” desencadeou uma tendência que desde então causou ondas na comunidade do rap.

Como Lil Nas X se tornou famoso?

A resposta surpreendente à fama de Lil Nas X é um aplicativo chamado TikTok (anteriormente conhecido como Musically). Quando o TikTok entrou na cena da mídia social, não era popular. Foi inicialmente chamado de Musically e seu principal objetivo era criar vídeos de dança ou vídeos de usuários sincronizando os lábios com vários áudios.

O Musically só começou a gerar usuários quando as contas do YouTube começaram a criar ‘compilações temporárias’ de vídeos do Musically. As pessoas começaram a usar o Musically para se divertir às custas de outras pessoas.

Logo foi renomeado como TikTok. Mas, até os usuários começarem a criar vídeos ironicamente, a criação de conteúdo se tornou uma grande parte do aplicativo. Agora, o TikTok é mais parecido com o aplicativo Vine. Os usuários criam vídeos engraçados curtos ou participam de tendências de dança.

Confira abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=jFBlHDgGM-w

 

O TikTok é a mais recente plataforma inovadora para abrigar esses tipos de vídeos de formato curto, seguindo o Vine, que foi encerrado no início de 2017, a iteração anterior Dubsmash e TikTok Musical.ly. Em novembro de 2017, a empresa de mídia chinesa ByteDance , de US $ 75 bilhões, comprou a Musical.ly com a intenção de dobrar seus 60 milhões de usuários nos EUA e na Europa em seu próprio aplicativo de vídeo de sucesso, o TikTok (conhecido como Douyin na China). Seu novo aplicativo TikTok global decolou em 2018, subindo para o topo da App Store da Apple e alcançando 3,8 milhões de downloads pela primeira vez em outubro. Os adolescentes, em particular, impulsionaram seu sucesso nos EUA, e seus vídeos mais populares começaram a se espalhar para outras plataformas como Twitter, YouTube e Instagram.

“O TikTok capacita os artistas por ser uma avenida para produção visual e criatividade”, disse Mary Rahmani, diretora de conteúdo musical e relações artísticas do TikTok, por e-mail. “Oferecemos uma plataforma criativa, colaborativa, global e única.”

Sua ascensão, no entanto, chega a um momento difícil para a indústria da música, na qual a receita de streaming ultrapassou as vendas físicas, mas a receita geral permanece suave, em grande parte por causa da quantidade de música disponível on-line gratuitamente. A maioria dos músicos deve contar com turnês, mercadorias e até agitações laterais para ganhar a vida, e a escassa receita gerada pelo streaming contribuiu para uma batalha contínua sobre quanto artistas devem ser pagos em diferentes plataformas.

Parece inevitável que o TikTok em breve faça parte dessa batalha. À medida que a empresa cresce, com a ByteDance sendo considerada a startup mais valiosa do mundo, a TikTok se vê cada vez mais no centro das atenções, e nem sempre da maneira que desejar. Ele enfrentou alegações sobre o manuseio de dados do usuário, bem como perguntas sobre que tipo de conteúdo ele permitirá em sua plataforma. No caso dos artistas que viram suas músicas decolar de maneiras que nunca esperavam, a questão é se dar a eles uma plataforma é suficiente. Dada a quantidade de dinheiro em jogo, quanto tempo a exposição será suficiente como moeda?

Quando você abre o TikTok, ele se parece um pouco com o Instagram: você rola um feed vertical de vídeos que você pode curtir, comentar ou compartilhar. Mas, diferentemente do Instagram e do Facebook, no qual você escolhe seguir amigos ou organizações, o TikTok fornece conteúdo com base apenas em um algoritmo alimentado por inteligência artificial, geralmente exibindo os vídeos mais virais e divertidos que surgiram recentemente na plataforma.

O TikTok, é claro, não inventou a comédia de sincronização labial que é tão popular entre seus usuários – Jerry Lewis imitou uma grande banda em 1961, e Wayne e Garth, do Wayne’s World, cantaram “Bohemian Rhapsody” três décadas depois. Também não está introduzindo memes participativos no mundo – pense na mania da EDM “Harlem Shake”. Mas talvez nunca antes uma plataforma tão grande tenha tornado tão simples o consumo e a participação nessas formas de arte. O TikTok possui um enorme banco de dados de músicas; se ouvir uma música que você gosta em um vídeo, você pode clicar nela e usá-la imediatamente. A capacidade de encontrar facilmente um público, combinada com a falta de pretensão da plataforma, tornou o TikTok altamente viciante para uma geração mais jovem.

E conforme o aplicativo cresce, fica claro que a viralidade pode ser executada em duas direções. Enquanto canções populares deram origem a memes – como no caso de “Pretty Boy Swag”, de Soulja Boy, os temas também transformaram canções menores em esmagamentos onipresentes.

Ava Max, uma cantora e compositora de 25 anos de idade em Los Angeles, é a prova disso. Sua música “Not Your Barbie Girl” voou sob o radar por cerca de seis meses antes de ganhar força no TikTok. De repente, as mulheres estavam cantando suas letras enquanto se vestiam como Barbie ou desprezavam os limites estritos da imagem da boneca. “Percebi isso e surtei”, diz Max. Vários meses depois, sua música “Sweet but Psycho” explodiu em um grau ainda maior no aplicativo, o que ajudou a música a acumular mais de 550 milhões de streams no Spotify. “Ajudou porque alcançou um público mais amplo e uma geração mais jovem, que estão principalmente no telefone, como eu”, diz ela.

A maior história de sucesso do TikTok é indiscutivelmente Lil Nas X. O artista de 20 anos de idade, de Atlanta, abandonou a faculdade dormindo no chão de sua irmã quando, aproveitando a popularidade renovada da cultura cowboy on-line, começou a promover sua música trap country “Old Town Road ”através de memes no Twitter e Instagram. Depois de vários meses, ele foi lançado no TikTok, com criadores usando-o em seus vídeos enquanto se transformavam em cowboys e cowgirls.

As gravadoras perceberam e, depois de uma feroz guerra de licitações, Lil Nas X assinou com a Columbia Records em março. Quando a Billboard removeu a música de suas paradas no país no final daquele mês – classificando-a como hip-hop em vez de country -, recebeu ainda mais atenção em meio à controvérsia. A música tornou-se inevitável, e um remix com Billy Ray Cyrus ocupou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 tanto tempo, que se tornou a música a ficar no topo por mais tempo na história do Hot 100.

“Eu deveria talvez pagar o TikTok,” diz Lil Nas X . “Eles realmente impulsionaram a música.”

 

ícone

Recomendados para você