Isso é SWAHILLI Mano!
No ano passado conhecemos um pouco do trabalho do grupo de rap de Campinas, SWAHILLI, composto por RCD, Dinos e Lil Dreed, os artistas vem liberando materiais sólidos e conquistando fãs. O grupo foi fundado em 2016 no QG31 do rapper DaLua que também fazia parte do grupo, mas de lá pra cá, depois de diversos problemas e mudanças, se transformou em um trio que se solidificou e vem representando o Rap de Campinas.
Pra fechar 2017 com chave de ouro, o trio liberou algumas faixas em Dezembro, entre elas a música “SELFIE” que recebeu uma crítica positiva dos fãs. A canção que conta com a participação de Alex Cuba, veio acompanhada de um videoclipe e conta com bons versos e um refrão contagiante.
A Equipe do RAP + teve a oportunidade de conversar com RCD, Dinos e Lil Dreed onde falamos sobre o início do grupo, mudanças por problemas com o rapper Dalua, processo de criação da faixa “Selfie”, objetivos no Hip Hop e muito mais.
SWAHILLI – SELFIE FT. ALEX CUBA
Entrevista RAP + SWAHILLI
Salve RCD, você pode contar um pouco como começou o grupo?
“Foi criado aqui mesmo em Campinas (SP), eu (RCD) ia começar a ser solo mas tive a ideia de fazer uma crew, que eu pudesse ter mais parceiros para desenvolver a cena local que não é muito bom […] a cidade tem público mas falta muito para ser desenvolvida como São Paulo é no Rap […] no começo tinha 10 integrantes, mas depois conversando com DaLua e o Dinos nós secamos o grupo para cinco artistas mas agora se tornou um trio […] na época o Dalua deu a ideia do nome e estamos com ele até hoje”
Formação inicial com Dinos, DaLua, AlexCuba e RCD
E a faixa “Selfie” como foi o processo de criação da faixa e do clipe?
“Surgiu com uma ideia minha e do meu pai, nos somos clientes da loja Selfie Store e pegamos amizade com o dono da loja, e de algum tempo comprando com ele nós viemos com a ideia de vir com um comercial da loja mas juntamente com um single nosso […] ele gostou muito da ideia quando eu mostrei a guia pra ele. A faixa foi criada na primeira formação do grupo mas agora concluímos e mandamos pra rua, graças a Deus que até agora deu certo”
E para 2018, o que vocês planejam? quais são os objetivos?
“Nossos Objetivos é de explanar nossa música, conseguir espaço e criar uma fã base sólida. Queremos oferecer vários estilos de sons, apesar de gostarmos muito de colocar a levada do Migos, Rich The Kid e outros ai.. queremos ser versátil em primeiro lugar e mostrar a cultura hip hop aqui no Brasil com outros olhos..”
Vocês tem muitas influências da gringa né?
“Minhas influências em si vem muito da gringa, acompanho muito a música lá fora e minha grande fonte de inspiração é o Chris Brown, o cara é fod** o novo Michael Jackson, ele faz tudo muito bem.. Depois tem Tupac, Notorious, 50 Cent, Bone Thugs-n-Harmony .. eles me inspiram demais no rap e no conceito lifestyle, a história da vida dos caras também é inspirador..”
Salve Dinos, fala um pouco sobre você também, inspirações e objetivos no Rap!
“Também sou de Campinas, a gente iniciou o grupo em meio algumas contradições da primeira formação onde eu também estava e que coincidentemente eu e RCD tinhamos o mesmo amigo em comum que é esse MC ai que resolveu atrasar a gente. Gravamos as tracks no QG 31 que é o estúdio do Dalua mas gravamos os som com as aparelhagens que o Richard (RCD) tinha arrumado com um amigo dele..”
“Eu tenho inspiração em Chris Brown, Migos.. agora Famous Dex, entre outros.. mas esses são os que eu mais ouço”
“Meus objetivos perante o rap é sustentar minha família.. tentar dar uma vida boa para eles, e eu gosto também.. meu objetivo é mostrar nosso trampo pro Brasil todo e se possível pro mundo.. Swahilli pra mim é isso, uma família, um mão lava a outra, as duas lava o rosto, um ajuda o outro na medida do possível..”
Lil Dreed
“Swahilli significa pra mim família, ser diferente de todos e união. Eu não to na faixa (Selfie) por que não era do coletivo na época, quem fez o corre do som foi o RCD, que falou com o dono da Selfie e também planejaram o som […] minhas inspirações são Chris Brown, Famous Dex, Migos.. eu amo muito escutar os caras da gringa então eles são as minhas inspirações e Swahilli pra mim é isso.. significa família, união, ser diferente de todos”
Sucesso mano! Tem mais algo que vocês queiram acrescentar?
Na entrevista o grupo também contou um pouco sobre os problemas que tiveram com o rapper DaLua, eles revelaram que foram “travados” pelo rapper por cerca de um ano e contaram toda a situação detalhadamente aqui.
Confira outros matérias da Swahilli abaixo e siga os artistas nas redes sociais clicando aqui